Qual é a importância do fluxo de caixa?
Tese: Qual é a importância do fluxo de caixa?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cyberlan123 • 8/11/2013 • Tese • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
QUAL A IMPORTANCIA DO FLUXO DE CAIXA?
Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contanto que as informações sejam reais e representem a situação da empresa no momento em que são levantadas, o administrador possui uma ferramenta importante em seu trabalho.
A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado.
Qual diferença entre DVA-Demonstraçao do Valor adicionado e DFC-Demonstraçao Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa operacional (FCO) é o resultado financeiro (no sentido estrito de caixa produzido pelos ativos identificados diretamente com a atividade da empresa . É obtido na Demonstração do fluxo de Caixa, no primeiro grupo de operações: das atividades operacionais. Esse grupo contém o resultado das operações relacionado às atividades fins da empresa. Através deste pode-se calcular um índice de liquidez diferente daquele obtido no Balanço Patrimonial.
A Demonstração do Valor Adicionado - DVA por sua vez mostra como a riqueza gerada por a uma empresa é distribuída a diversos agentes e é parte integrante do Balanço Social. “capacidade de uma empresa para satisfazer suas obrigações de curto prazo, na data do vencimento. Refere-se à solvência da situação financeira global da empresa – a facilidade com a qual ela pode pagar suas contas.”. Já valor agregado “é a diferença entre o preço de venda obtido no mercado e o preço de compra dos insumos e serviços adquiridos de terceiros também no mercado. A DFC não será obrigatória (elaboração e publicação) para companhia de capital fechado que possua à época do Balanço Patrimonial, um Acervo Líquido ou Patrimônio Líquido (PL) no montante inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
A DVA será obrigatória unicamente para as companhias de capital aberto.
Toda empresa deve possuir orçamentos empresarial
Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Por suas importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas. Cabe a ela estabelecer as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período e abrangência que podem variar de empresa para empresa, dependendo de suas táticas e estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, de sua grandeza e ambição de crescimento, de ser uma empresa produtora rural, industrial ou prestadora de serviços.
É necessário, ainda, que se estabeleçam quais relatórios o sistema de orçamento deve emitir, pois é a sua utilização efetiva que proporcionará aos administradores meios para melhor controlar os resultados e desempenhos dos diversos departamentos e gerências e, principalmente, dos seus resultados financeiros, de forma a adequar a organização ao
Orçamento de vendas: É o ponto de partida de todo o processo de elaboração das peças orçamentárias. Para a maioria das empresas, todo o processo decorre da percepção da demanda de seus produtos para o período a ser orçado
Orçamento de produção: esse orçamento é totalmente decorrente do orçamento de
vendas. O orçamento de produção em quantidade dos produtos a serem fabricados
é importante para a programação operacional da empresa. É dele que decorre o
orçamento de consumo de compra de materiais diretos e indiretos.
Orçamento
...