RELATÓRIO FILME: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Por: Viv11 • 15/9/2019 • Relatório de pesquisa • 508 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
RELATÓRIO FILME: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Data do visionamento do filme: 19 de Agosto de 2019
Local: Colégio Estadual Céu Azul
Título do filme: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Personagens principais: Brás Cubas, Virgília, Lobo Neves, Marcela, Eugênia, Quincas Borba, Dona Plácida, Nhã Lo Ló, Bento Cubas.
Motivação: O que me levou a assistir este filme é que, Memórias Póstumas de Brás Cubas, é a obra mais importante do Realismo no Brasil, período este que, estou estudando em sala de aula e que foi passado pela professora, para que a turma assistisse e entendesse melhor alguns aspectos do Realismo.
Breve síntese da história: O filme Memórias Póstuma de Brás Cubas, é narrado pelo próprio Brás Cubas (protagonista da história) onde conta toda a sua vida, depois de morto, como se fosse um defunto contando sua vida enquanto vivo, suas memórias. Conta todos os seus momentos vividos, desde a sua infância onde era chamado de “Menino diabo”, por fazer muitas travessuras, até a sua fase adulta onde se relaciona com muitas mulheres, uma delas, Marcela, porém foi uma relação baseada em interesses, o que fez Brás Cubas gastar muito dinheiro e acaba enviado pelo seu pai para Portugal para estudar direito. Ao voltar para o Brasil, conhece o grande amor da sua vida, Virgília, com quem teve uma relação secreta por anos, pois era casada, mas o grande romance acaba quando Virgília perde um filho seu. Assim Brás Cubas vai envelhecendo sem muitas conquistas e acaba tendo a ideia de criar um remédio que salvasse a humanidade e assim fizesse com que ele fosse lembrado por isso, mas acaba que isso o leva a adquirir uma doença que acaba sendo fatal.
Momentos considerados importantes: O início do filme, pois é uma parte que se você não prestar bem atenção, dificilmente entenderá que Brás Cubas está contando a sua história após a sua morte, onde começa de sua morte até a sua infância. Outro momento é o final, onde diz não ter transmitido à nenhuma criatura o legado da miséria humana.
Questões abordadas pelo filme: Tem como ideia principal a narração feita pelo próprio personagem Brás Cubas, que conta sobre suas memórias, além de fazer críticas sociais à sociedade da época.
O que chama atenção visualmente: A produção de qualidade e a forma como as cenas são sobrepostas sobre outras, no caso de juntarem cenas do Brás Cubas defunto com Brás Cubas ainda vivo.
O que se destaca nos diálogos: A ironia, e o sarcasmo na falas de Brás Cubas e o fato de ele se comunicar diretamente com o telespectador do filme.
O que diz o enredo: O enredo gira em torno da morte de Brás Cubas, pois só após a sua morte que ele resolve contar as memórias de sua vida.
Por fim, pode-se notar várias características do realismo no filme, como as diversas críticas da sociedade, o adultério, a riqueza de detalhes em grande partes das cenas, a mulher como um ser não mais idealizado, além da análise psicológica dos personagens, não é atoa que a obra introduziu o realismo no Brasil.
...