Reconstruindo O Entendimento Sobre Diversidade E Cultura Inclusiva
Trabalho Escolar: Reconstruindo O Entendimento Sobre Diversidade E Cultura Inclusiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: medinafellipe • 4/10/2014 • 450 Palavras (2 Páginas) • 588 Visualizações
Após as leituras e estudos realizados sobre Diversidade e Cultura Inclusiva foi possível reconstruir alguns conceitos e refletir sobre algumas questões. A educação na diversidade trabalha e valoriza as diferenças, respeitando a identidade e a convivência, resgatando o respeito entre todos e principalmente trabalhando com os valores essenciais que ensinam e integram independente das diferenças físicas, sociais ou culturais. Trabalhar com esses valores não é nada fácil, pois ainda temos práticas excludentes que precisam ser modificadas tanto na sociedade quanto dentro da escola que necessita de transformação profunda de concepção de uma cultura inclusiva que corresponda às necessidades educativas das crianças e jovens.
É necessário construir uma perspectiva para educação escolar que envolva e introduza práticas democráticas construídas na articulação entre igualdade e diferença possibilitando a reflexão sobre a própria identidade, trabalhando com um novo olhar, uma nova ótica e uma sensibilidade diferente centrada na diversidade cultural, no reconhecimento das diferenças e na construção da igualdade de direitos para todos. Temos uma barreira gigante para romper: garantir que a escola seja um local aberto para todas as práticas inclusivas e espaço que trabalhe com a pluralidade de culturas e reconhecimento dos diferentes sujeitos que estão inseridos no ambiente escolar. Precisamos desenvolver recursos para que todos os alunos sejam inclusos e tenham suas especificidades atendidas e tenham a oportunidade de aprender de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008, P.1) esta educação inclusiva
[...] constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga a igualdade e diferença como valores indissociáveis, que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Ao olharmos para algumas escolas principalmente as que atendem alunos da Educação Especial (na minha escola não atendemos nenhum aluno da Educação Especial) temos um avanço na prática e no desenvolvimento do trabalho porque ao invés de focar na deficiência do aluno focam no ensino e buscam formas e condições de aprendizagem através de recursos, materiais e apoio pedagógico ajustando assim a diversidade dos seus alunos, que mais precisam de apoio educacional e maior atenção do sistema escolar, para obter sucesso escolar e segundo Dutra (2008, p. 28)
[...] a educação inclusiva constitui um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e supera o modelo de equidade formal, passando a incidir para eliminar as circunstâncias históricas da produção e exclusão dentro e fora da escola.
Portanto é preciso garantir a inserção de todos, repensar nas práticas pedagógicas e ações vivenciadas nas escolas promovendo a participação e o respeito às diferenças de todos desenvolvendo suas potencialidades, saberes, atitudes e competências esse é o nosso desafio.
...