Redação sobre o rádio
Por: diogohelp • 27/4/2015 • Dissertação • 334 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
O rádio se caracteriza por ser o primeiro meio de comunicação de massa que permitiu a difusão instantânea de informações e ideologias, sendo precursor de outras mídias, como a TV e a Internet. Esse meio de comunicação ainda é uma das principais fontes de informação e entretenimento no cotidiano dos cidadãos, o que contribui para aproximar e interagir a comunidade.
Segundo o filosofo Herbert Marshall McLuhan, o mundo se tornou uma aldeia global, criando novas exigências tecnológicas. O rádio se adaptou na sociedade, tornando-se um aparelho, cada vez mais, compacto e integrado a sistemas com acesso a internet como celulares smartphones, podendo ser levado a qualquer lugar. Com isso, o rádio acaba sendo amplamente utilizado pelos cidadãos, contribuindo para ajudar a solucionar graves problemas como os congestionamentos no tráfego dos grandes centros urbanos através da transmissão de informações instantâneas. Assim, em âmbito global, o rádio se adaptou as novas tecnologias, o que possibilitou os ouvintes a participarem da sua programação de qualquer equipamento eletrônico com acesso a internet
O rádio também permite difundir tendências, divulgar novos conteúdos e aproximar os cidadãos. Esse antigo meio de comunicação ainda faz os indivíduos das comunidades se identificarem-se uns com os outros ao elegerem, por exemplo, um estilo musical ou artista em comum enquanto realizam tarefas como dirigir, cozinhar e trabalhar. Acresce que, o rádio permite que membros de determinada comunidade organizem-se e atuem com o objetivo de debater e solucionar problemas, de modo a melhorar a qualidade de vida da sociedade. Dessa forma, o rádio ainda se mostra como uma das principais fontes de informação, integração e de comunicação para muitos indivíduos, o que contribui para o bem-estar da comunidade.
Envolvido pela interação com as novas tecnologias, o rádio preservou seu espaço midiático a fim de manter a sintonia com todas as transformações sociais, econômicas, culturais e comportamentais na sociedade global. Portanto, essa ampla integração do cidadão com a comunicação radiofônica nacional, tornou o ouvinte participativo na programação e nos problemas que envolvem a sua comunidade.
...