Redação Sobre Evasão
Por: Kathelena2003 • 5/3/2020 • Resenha • 386 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
O número de crianças e jovens fora da escola, tem preocupado de forma significativa a questão do futuro de nossos brasileiros. Muitos alunos, tem como grandes fatores de evasão a sua condição financeira, a distância entre a residência e a escola, principalmente nas zonas rurais e carentes, além da discriminação por serem ou estarem envolvidos em atos ilícitos passíveis de punição e pena. Muitas vezes, o fato dos pais terem que trabalhar o dia todo para conseguir manter em dia suas contas, eles acabam também deixando de lado o acompanhamento da vida escolar dos seus filhos.
Mas uma das principais causas da evasão escolar é o desinteresse dos alunos, principalmente dos que se sentem discriminados por já terem algum tipo de conflito com a lei. Aí que entra o papel fundamental da escola nessa captação, onde as instituições deverão zelar para que estes jovens não sofram constrangimentos e possam recomeçar de uma forma segura, sem sofrer preconceitos.
A negativa inicial por parte dos gestores para aceitação é comum, pois muitos utilizam do argumento que ninguém quer um marginal na sala de aula. Mas esta volta à sala de aula é uma das ações mais eficazes para ao mesmo tempo que se utilizar da educação, se possa reintegrar este aluno à sociedade. Daí a importância do bom acolhimento por parte do diretor, dos professores e dos colegas. Dentre os maiores desafios, evitar que o jovem seja exposto a situações constrangedoras ou que desencadeiem algum tipo de preconceito é um dos primordiais. Logo, seria o primeiro passo que o gestor deveria oferecer a ele seria o mesmo acolhimento dispensado aos demais alunos, mas infelizmente, muitas vezes, não é isso o que acontece. O respeito dos colegas de turma, e a confiança com a equipe gestora coloca este jovem em sintonia com o espaço e ele passará a se sentir confortável para esta reinserção, embora muitas vezes este próprio jovem conte sobre sua situação a todos, de forma que a discriminação aconteça.
A partir daí vem o desinteresse. O aluno critica o sistema, os profissionais desacreditam e o número de evasão destes jovens cresce, e infelizmente, nada é feito para se mudar. Esse jovem passa a ser classificado com uma baixa qualificação perante outros concorrentes formados, o que afeta a economia do país e contribui de forma significativa para a desigualdade social.
...