Elaborar, Com Base Nas Informações Constantes Nas páginas 3 A 6, O Demonstrativo Do EVA - Economic Value Added Para Os Três Exercícios Financeiros Presentes Nessas Demonstrações.
Artigos Científicos: Elaborar, Com Base Nas Informações Constantes Nas páginas 3 A 6, O Demonstrativo Do EVA - Economic Value Added Para Os Três Exercícios Financeiros Presentes Nessas Demonstrações.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelton_ximenes • 28/9/2013 • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 1.190 Visualizações
Curso: Ciências Contábeis / Turma: N80
Kelton Cordeiro Ximenes – RA192817
Mariane Paula Gouvêia – RA 193920
Thyago Marcelino Pontes – RA 132480
Wederlyns dos Santos Lourenço – RA 194809
Wesley dos Santos Araújo – RA 198223
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Telêmaco Borba-PR
2013
Kelton Cordeiro Ximenes – RA192817
Mariane Paula Gouvêia – RA 193920
Thyago Marcelino Pontes – RA 132480
Wederlyns dos Santos Lourenço – RA 194809
Wesley dos Santos Araújo – RA 198223
CONTROLADORIA E SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Telêmaco Borba - PR
2013
PREFÁCIO
A seguir, será abordado de maneira clara e objetiva, o que é o controladoria, o sistema de controladoria, como se desenvolveu, como evoluiu no âmbito brasileiro, elementos do seguro e definição do que é.
Também será esclarecido qual a missão da controladoria, funções de um controller, desafios da profissão. Haverá uma definição também do que é controladoria interna e externa, e os fatores que influenciam.
SUMÁRIO
1. ETAPA 1 5
1.1Empresa modelo 5
1.1Entrevista 5
2. ETAPA 2 7
2.1 Demonstrações Financeiras – Pão de Açúcar 7
3. ETAPA 3 8
3.1 Previdência Complementar 8
4. CONCLUSÃO 9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
Etapa 1
Como surgiu o seguro no Brasil?
A primeira seguradora do Brasil surgiu com decorrências das navegações marítimas de portugueses até o Brasil, vinda da Família real portuguesa e abertura de portos na Bahia em 1808 que aumentaram o fluxo de navegações, com isso, houve a necessidade e interesse em criar seguradoras aqui no Brasil, tendo como nome Companhia de seguro Boa fé com o objetivo de operar no meio marítimo.
As leis sobre seguros eram regulamentadas pelas leis portuguesas. Em 1850 com a promulgação do Código Comercial Brasileiro com a Lei nº556, 25 junho 1850, é que houve uma emancipação deste código em relação aos seguros dentro do Brasil, começando então a tomar uma forma mais brasileira dentro do país.
Quais os elementos e definição de seguro?
Os elementos do seguro são constituídos por:
A proposta: De uma forma padronizada é um documento que estabelecerá as condições iniciais e valores da indenização, mostrando também os limites dos interesses das partes na contratação do seguro.
A Apólice: Documento regulador das responsabilidades das partes envolvidas no contrato, tendo como forma de mostrar a real autorização da empresa em realizar o seguro de acordo com leis e propostas dos órgãos reguladores estabelecidos no âmbito de seguradoras, e também as obrigações do contratante do serviço para a seguradora.
O Estipulante: Pessoa física ou jurídica que contrata o serviço para um segurado.
O Beneficiário: Pessoa Física ou jurídica que recebe a indenização no caso da ocorrência de um sinistro.
A seguradora: Empresa que recebe o premio do seguro do contrato, e arca com a responsabilidade de indenizar no caso de sinistro.
O risco: São hipóteses de situações que podem ocorrer futuramente, já previstas no contrato e escrita para esclarecimento e direito entre as partes das possíveis causas de danos do segurado, para que, a seguradora esteja ciente do que arcar na indenização no caso de sinistro.
O premio: Valor pago por parte do segurado para obter a garantia da indenização da seguradora como forma de assumir o risco do segurado.
A cobertura: Valor do contrato para indenização na garantia dada pela seguradora no caso de sinistro.
A Carência: Tempo que se leva para o seguro tornar-se ativo, enquanto não fica em ativo, a seguradora fica isenta de pagamento de indenização.
A Franquia: é o valor determinado na apólice que representa parte do prejuízo que a seguradora deve arcar no caso de sinistro, caso o prejuízo não superar o valor do sinistro, a seguradora não arcará com a indenização.
O rateio: Condição do contrato que prevê uma possível possibilidade do segurado em assumir uma proporção da indenização quando o valor do segurado for inferior ao valor estabelecido do bem segurado.
O prazo de vigência: Período de cobertura do seguro, tempo de validade da apólice.
A definição do seguro:
O seguro tem como definição a indenização do sinistro que é uma possível perca ou prejuízo. Com os
...