Relatório da Viagem para Visita Técnica e Coleta de Dados à Cidade de Serra Grande
Por: Elis Carolino • 11/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 702 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE SANTA MARIA
ARQUITETURA E URBANISMO
ECAUS (ESCRITÓRIO COLETIVO DE ARQUITETURA SOCIAL)
Relatório da Viagem para Visita Técnica e Coleta de Dados à Cidade de Serra Grande.
Cajazeiras
2018
[pic 3]
O município de Serra Grande está localizado a 455 km da Capital João Pessoa, possui 83,474km² e tem uma população de quase 3.000 habitantes de acordo com o ultimo senso realizado em 2010. O clima predominante é o semiárido e sua altitude é de 593m. Foi elevado a município em 13 de dezembro de 1961, pela Lei estadual n° 2619.
[pic 4]
Vista da Igreja da Sagrada Família.
O escritório Coletivo de Arquitetura Social (ECAUS) é composto por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Maria e tem como supervisoras as professoras Pollyanna Lima e Camila Furtado. Por intermédio do discente Vanderli Araújo, o engenheiro civil Denis Wiliam, solicitou a equipe componente do ECAUS o auxílio técnico para a construção da sede do IADESG (Instituto de Apoio ao desenvolvimento de Serra Grande). O instituto foi criado em 08 de janeiro de 2012 e desde então vem prestando serviços à população serragrandcnse nas áreas de educação, saúde e ação social.
Em visita técnica realizada no dia 03 de setembro do ano corrente, uma equipe formada por membros do ECAUS esteve no terreno escolhido para a construção do Instituto acompanhada por seu diretor presidente, Edilson leite da Silva, e pelo engenheiro civil Denis Wiliam.
Terreno:
O terreno está situado em um lote de esquina, com fachada lateral para Leste e Fachada Frontal para o Norte. Possui 140m² como podemos observar na imagem 01.
[pic 5]
Imagem 01. Situação do terreno.
O perfil natural do terreno é um declive acentuado, conforme mostra a imagem 02, a equipe tem por sugestão utilizar o perfil natural do terreno como opção para facilitar a acessibilidade conforme será explicado em seguida.
[pic 6]
Imagem 02. Perfil do terreno
Programa de Necessidades:
A concepção do projeto terá como finalidade a elaboração de um edifício multiuso, com subsolo (aproveitamento do desnível natural do terreno), pavimento térreo e pavimento superior.
No subsolo: salão multiuso, wc masculino, wc feminino, copa e área livre para implantação de fossa e sumidouro.
No pavimento térreo: rampa de ligação dos pavimentos, administração, secretária, recepção, wc masculino, wc feminino e duas salas multiuso.
No pavimento superior: Duas salas multiuso.
Partido arquitetônico:
O partido arquitetônico foi definido pela busca de uma maior eficiência do conforto térmico na edificação, e utilização de técnicas vernaculares que são características da própria região.
Obs.: Foi constatado pela equipe abundancia de pedras e tijolos de barro na região, porém a população vem perdendo essa identidade aos poucos em nome da modernização, e com isso perdendo qualidade térmica nas suas edificações.
O arquiteto Iberê M. Campos considera que o tijolo de barro é um material econômico, pois muitas vezes é encontrado próximo aos locais das obras. Por utilizar pouca energia para sua fabricação e transporte é também um material ecologicamente correto. Possui a propriedade de expelir e armazenar água devido a alta capilaridade de suas moléculas. Construções com esse tipo de material costumam absorver até 30% mais umidade do que as de tijolos cozidos. Por ser um bom isolante térmico mantém as temperaturas dos ambientes balanceadas.
...