Relatório filme Couch Carter - EFI
Por: Luca Santiago • 27/5/2018 • Resenha • 735 Palavras (3 Páginas) • 761 Visualizações
Relatório filme Coach Carter
O filme conta uma história de um time de basquete de alunos que vem de uma série de derrotas e onde eles não tinham interesse pelos estudos e não respeitavam o seu técnico da escola Richmond, a escola se localizava em um bairro perigoso onde o trafico de drogas e pessoas armadas era coisa normal na vida desses alunos.
O filme começa mostrando os messacres que a equipe sofria dentro de quadra, acontecia muita briga entre eles mesmos da equipe e todos não tinha compromisso com o basquete, e com isso o técnico Ken Carter aceita o desafio de educar e ensinar basquete para esses alunos, mas nas condições dele onde os jogadores deviam primeiro ter o respeito entre eles mesmos, o que eu acho fundamental para uma equipe alcançar o sucesso. Sempre começar pelo respeito entre si e depois vir a evolução juntos, onde tiveram muito treino de resistência física e técnicas de jogo, exercícios extremos exigindo o máximo de cada um. Eu acho que um professor de Educação Física não precisa ser tão rígido igual ao técnico, exigir tanto esforço físico e compromisso assim dos alunos no começo por não estar acostumado, acho que devia ir com menos intensidade com os alunos para que eles mesmo não desistissem do basquete.
Mas ele não era apenas um técnico, ele queria que os alunos estudassem para ter uma oportunidade melhor na vida com o talento deles de jogar basquete. Pois na comunidade poucos se formam e a maioria vai para a prisão, e por isso ele fez o termo de compromisso que os jovens só jogariam basquete com nota dentro da sala. Concordo com essa atitude do Técnico pois ele quer que estes atletas tenham um futuro diferente do que a maioria da escola tem, que muitos não formam, morrem ou vão preso. Isso era uma forma de crescerem não só no basquete, mas como cidadãos de bem.
O time mudou completamente iniciou a temporada derrotando todas as equipes e seguiram invictos no campeonato e foram campeões da copa Bayhill, porém veio o boletim dos alunos e a grande maioria não teve compromisso com o técnico e as notas estavam muito baixas e muitas faltas, o que fez o técnico a fechar o ginásio e cancelar os jogos da equipe até que eles tenham compromisso com os estudos e recuperassem as notas. Porém os país dos atletas não concordaram em manter o ginásio fechado e queriam que os jogos voltassem pois o time estava em uma ótima fase e todos queriam vê-los jogar, e com isso foi convocado um conselho para decidir se continuava ou não a suspensão, e a suspensão foi revogada. Para um professor de Educação Física eu acho correto a atitude do Técnico, pois os atletas sabiam do contrato onde os pais assinaram cientes e muitos não cumpriram, acho correto sim ter que cancelar os jogos pois não fizeram por merecer, os pais estavam empolgados com o desempenho dos meninos pois era algo que nunca tinha acontecido naquela escola, mas se analisassem a situação iriam ver que era o melhor para o seus filhos.
E com essa decisão o técnico Ken Karter pede demissão e quando ele volta na quadra para pegar suas coisas ele se depara com seus atletas sentados com carteiras na quadra estudando e todos agradecendo pelo seu ótimo trabalho na equipe e por não desistir deles. Isso fez com que o técnico pensasse antes de sair do time. Essa atitude mostra o quão unidos era aquele time de basquete, onde os próprios atletas entenderam que era importante estudar, depois que viram resultado em suas notas.
A equipe vai jogar o campeonato estadual, a partida mais importante da vida daqueles jovens, porém eles perdem no último segundo de 70 x 68 para o Saint Francis e o final do filme mostra que os meninos do time de basquete de Richmond conseguiram se formar e alguns conseguiram bolsas pra grandes faculdades jogar basquete. O filme retrata bem a violência na vida daqueles jogadores que nem a escola confiava em um bom desempenho acadêmico deles pois o histórico da escola era péssimo e até os professores eram desacreditados nos alunos, mas graças a chegada desse técnico ele deu um futuro para aqueles atletas e todos ficaram agradecidos por ele aparecer. Porque se não tivesse aparecido, ia acontecer o que aconteceu com a maioria, entrariam para o tráfico, seriam presos, ou até mesmo mortos.
...