Relatorio De Estagio
Exames: Relatorio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josimirante • 17/9/2014 • 1.604 Palavras (7 Páginas) • 440 Visualizações
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA
Para darmos inicio ao nosso Estagio de Observação e Regência, procuramos entrar em contato com a Diretora da escola, Maria Helena, para a solicitação de observamos a excursão do trabalho de alguns dos seus professores, e ministrarmos a regência, a mesma se se sentiu lisonjeada pela nossa escolha por sua escola e se disponibilizou no que lhe coubesse para nos auxiliar em todas as nossas necessidades votadas para o estagio solicitado.
Já conhecíamos a professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental II, bem como os horários nos quais as suas aulas eram executadas..
A professora que leciona a disciplina de Língua Portuguesa não se mostrou indiferente ao nosso pedido de observa-la. A nossa escolha não foi muito difícil uma vez que nos identificamos com os docentes, com tudo priorizamos uma professora que leciona no ensino fundamental II, Josiane, titular de cargo, formada no ensino superior completo, em Letras e pós-graduação em Língua e Literatura Espanhola.
Ela se demonstrou estar radiante com a nossa escolha. Apresentou-nos aos seus alunos e se colocou a disposição para começarmos o nosso estagio quando quiséssemos. O nosso estagio foi muito bem planejado, a começar pela nossa pontualidade. Sempre aguardamos uma a outra para podermos entrar juntas.
Ao entrarmos na sala de aula, escolhíamos sempre a lateral da sala de aula para nos acomodarmos, porque dessa maneira nos era possível observar não só o procedimento da professora como também as ações e reações dos alunos durante as explicações do conteúdo aplicado em cada aula.
Exceto na regência, onde fomos para frente do quadro e dos alunos dar aula explicar o assunto e ajudar os alunos com as atividades passadas por nós.
Nunca entravamos sós. Entravamos na companhia da professora e saímos também no momento de sua saída da classe. O nosso comportamento durante a observação das aulas era o mais discreto possível.
Durante a nossa observação e regência pudemos perceber e analisar vários pontos importantes que fazem parte da rotina de um professor. O processo avaliativo é feito de forma qualitativa e quantitativa, cada produção de texto será avaliada formativamente com o intuito de verificar as dificuldades de escrita dos alunos e para que seja corrigida de forma concisa e coerente.
As salas se apresentaram respeitosas, motivadas e interessadas na aula, permanecendo atentos e com bom comportamento mesmo sendo trabalhados em grupo. Observei a professora sempre tentando assimilar suas práticas docentes.
Como descrito, pude acompanhá-las em séries diferentes, em que o conteúdo apresentado também foi bem variado, o que enriqueceu muito o meu estagio de observações, uma vez que para cada situação muitas vezes com temas parecidos a abordagem era completamente diferente, demonstração da preocupação da professora em achar a melhor maneira para o processo de ensino aprendizagem.
Um fato que me chamou a atenção foi a relação delas com os alunos, é excelente e vejo êxito na atuação dessa professora enquanto facilitadora do conhecimento, demonstrando um bom nível de proficiência em suas aluas, e também que leva em consideração a construção de conhecimento respeitando a individualidade coletiva de cada grupo.
Os alunos são de classe média baixa, provenientes dos mais variados contextos sociais e regionais. A participação dos alunos em sala de aula nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura é efetiva, pois a professora os instiga, ou quando o assunto é inerente a um contexto comum, normalmente algum assunto de grande repercussão na mídia, ou quando um conteúdo gramatical é abordado de forma contextualizada pela professora, e nesse ponto cabe uma ressalva, a aula contextualizada é a ideal, porém requer tempo para o preparo da aula, pesquisa, utilização de novas metodologias (ou antigas ) de uma forma diferente, e “caímos” então num circulo vicioso, citado de forma detalhada anteriormente, nas condições de trabalho do professor, mas, retomando o assunto, a falta de interesse do aluno pelo aprendizado se dá principalmente pelas condições sociais que regem a vida desse individuo e de sua família.
Todas as etapas do Estágio Supervisionado em Observação e regência foram importantes e enriquecedoras, mas nenhuma delas se compara aos momentos mágicos vividos numa sala de aula. Encarar frente a frente toda a dialética educacional, os problemas, como atrasos, o cansaço visível na face da maioria dos alunos, pois, muitos chegam a cochilar em alguns momentos da aula.
Além disso, foi muito prazerosa a troca de conhecimentos, a atenção que disponibilizaram cada um do seu jeito, para melhor compreensão dos assuntos e dos temas abordados, embora uma parte, ou seja, sete (07) ou oito (08) alunos que em alguns momentos precisaram ser chamados à atenção.
Pode-se também observar que o retorno foi satisfatório não apenas pelo aprendizado, pelos gestos de aceitação, pelo retorno dado a cada atividade aplicada em sala de aula, No começo os alunos ficaram meio desconfiados principalmente as mulheres, uma vez que a professora estava sendo substituída por uma estagiária. Iniciado os trabalhos e com o andamento das aulas foram adaptando-se à metodologia aplicada ao longo das aulas.
Procuramos elaborar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos mesmos; percebeu-se também o interesse cada vez maior, a interação com os assuntos abordados e a relação de amizade de aluno com estagiária. As atividades dadas em sala de aula, os cartazes encomendadas foram realizadas com êxito por parte dos alunos, criou-se ainda, um laço afetivo muito forte, fato que proporcionou o sucesso no processo de ensino-aprendizagem bem como o reconhecimento do trabalho.
No primeiro dia sempre dá um "frio na barriga", os olhares como quem diz: "já vem essa moça achando que pode mudar tudo", assusta um pouco os alunos já acostumados com a didática da professora e a dinâmica das aulas ministradas, nos dias seguintes com a introdução dos assuntos e a confecção dos cartazes em sala, os alunos foram gostando do jeito diferenciado de passar as aulas e consequentemente aprendendo a matéria. Nas aulas posteriores notava-se o explicito interesse e a interação "rolava" cada vez melhor, os alunos se ofereciam para ajudar a buscar livros, papeis e outros matérias que fossem ou seriam utilizados na aula. .
A professora da sala a Josiane, sempre muito prestativa, e se colocava sempre a disposição para sanar qualquer problema ou dúvidas que fossem surgindo, além disso, todos os profissionais da escola
...