TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Elevador Elétrico

Por:   •  24/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE MECATRÔNICA

PROJETO ELEVADOR

(Equipamento para Transporte de Cargas)

Laize M. Gomes

Luana Lima

Stefane Assunção

Shilene Gomes

Taiz Alves

Professor: Luis Paulo

Camaçari - BA

2015

Laize M. Gomes

Luana Lima

Stefane Assunção

Shilene Gomes

Taiz Alves

PROJETO ELEVADOR

(Equipamento para Transporte de Cargas)

Trabalho realizado como avaliação parcial das disciplinas Metrologia e Mec. Técnica e Resistência dos Materiais do 2º Módulo do curso Técnico em Mecatrônica do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana.

Professor: Luis Paulo

Camaçari-BA

2015


RESUMO[pic 2]

Este trabalho tem como objetivo explicar na prática o funcionamento de um elevador de carga simples. Assim foi possível perceber a velocidade com a qual ele sobe e desce com a tensão e a corrente necessárias para o melhor desempenho do motor e a movimentação das cabines.


  1. INTRODUÇÃO

Os elevadores de carga na indústria são equipamentos bastante importantes, pois contribuem direta e indiretamente para uma maior qualidade do processo e uma maior rapidez. Do contrário, os operários teriam que carregar a carga utilizando apenas a força física, resultando fadiga e atrasos.

        Por estes motivos, o protótipo do elevador de carga foi eleito pelas estudantes: Stefane, Laize, Luana, Shilene e Taiz. Estas tiveram 1 mês para desenvolverem e concluírem o projeto e apresentarem na Feira de Ciências e Tecnologias do CETEP-RM (FECITESC).

        

2. OBJETIVO

        O presente trabalho tem por objetivo a aplicação de elementos básicos para a elaboração de um projeto didático capaz de ensinar e treinar as integrantes da equipe a fazerem pesquisas, documentações e apresentações sobre o resultado do projeto ao professor e aos demais que estiveram presentes na Feira de Ciências e Tecnologias do CETEP-RM, para que possam verificar o que foi produzido durante as aulas e passar as devidas orientações. Também foram utilizados os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, tais que, serão utilizados em futuros projetos.


3. MATERIAIS E FERRAMENTAS UTILIZADAS

3.1 Materiais

  • 2 Motores de Vidro Elétrico;
  • 2 Barras Rosqueadas;
  • 2 Barras de Aço;
  • Parafusos;
  • Porcas;
  • Madeiras;
  • Tinta Spray.

3.2 Ferramentas

  • Martelo;
  • Furadeira;
  • Chave de Fenda;
  • Fonte;
  • Painel de Comandos Elétricos.


  1. METODOLOGIA

        Primeiramente, foi montada a estrutura de madeira do elevador contendo 30 cm x 1 m (Figura 1). A partir disto, teve-se uma maior noção de como seria o resultado final. Foram construídas duas cabines de aglomerado de madeira revestidas com Vinil e rosqueadas cada uma numa barra encaixada num motor. O controle foi feito a partir de comando elétrico contendo 2 botoeiras (Figura 2). Este sendo alimentado por uma fonte de computador de 12 V (Figura 3). Todo o processo foi feito no laboratório de eletrônica da instituição.

  1. DESENVOLVIMENTO

5.1 Princípio de Funcionamento do Motor de Corrente Contínua (C.C.):

        A direção do fluxo magnético produzido pelos ímãs permanentes é sempre do polo norte para o polo sul. Quando um condutor é colocado dentro de um campo magnético e uma corrente flui pelo condutor, o campo magnético e a corrente interagem entre si produzindo uma força. Ela é chamada de força eletromotriz.

        Os campos magnéticos produzidos pela corrente e pelos ímãs permanentes interferem um no outro. As linhas de fluxo magnético distribuídas na mesma direção agem para aumentar sua força, enquanto que o fluxo distribuído na direção oposta age diminuindo sua força. [1]

        Assim como no motor de indução, dependendo do porte (potência), a partida de um motor C.C não deve ocorrer conectando-o diretamente à fonte C.C., ou seja, aplicando-se tensão nominal em seus terminais, pois em função do tipo e das características construtivas, a corrente de partida pode atingir de 50 a 80 vezes o valor da corrente nominal. Portanto, além da proteção para evitar aceleração excessiva (disparo) do rotor deve-se também dispor de algum tipo de dispositivo que limite a corrente de partida. [2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (303.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com