Relatório técnico análises clínicas
Por: eninho • 30/8/2016 • Relatório de pesquisa • 2.091 Palavras (9 Páginas) • 2.321 Visualizações
ANÁLISES CLÍNICAS – 2016
COLÉGIO TÉCNICO INCONFIDENTE ALVARES MACIEL
LABORATORIO VANDERLEI MACHADO
INÍCIO DO ESTÁGIO -13/04/2015
CARGA HORÁRIA - 200horas
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS
INDICE
- Introdução................................................................................................3
- Descrição do ambiente de trabalho..........................................................4
- Descrição das atividades desenvolvidas...................................................4
- Descrição da rotina de trabalho................................................................5
- Caracterização dos materiais utilizados...................................................7
- Aspectos importantes na capacitação profissional...................................7
- Adequação do curso teórico à realidade prática vivenciada no estágio.......................................................................................................8
- Considerações Finais...............................................................................8
- INTRODUÇÃO
O Técnico em Análises Clínicas é o profissional de extrema importância no campo da saúde, pois é ele o responsável por auxiliar e executar atividades gerais em laboratórios, tendo eles o foco na realização de exames de diagnósticos ou em pesquisas que visam descobrir novos meios de diagnósticos para as principais enfermidades que acometem a população atual. Por meio de sua atuação o profissional trabalha com o objetivo de promover a implantação de novas técnicas biomédicas que visam auxiliar a sociedade.
O ramo das Análises Clínicas é de fato fundamental no campo da saúde e está em constante desenvolvimento, o que garante grandes melhorias na eficiência e na qualidade dos estudos realizados e dos resultados obtidos. É importante investir na área das análises clínicas, já que atualmente temos uma forma de medicina que se baseia em evidencias para a proposição e cumprimento de métodos de tratamento. Logo, para aumentar as possibilidades de cura dos pacientes é necessário diagnosticar o mais breve possível as enfermidades que o acomete. É pensando nesse aspecto que vê-se a importância que as análises clínicas tem no campo da saúde.
Com o objetivo de inserir o aluno em um ambiente profissional, onde a teoria é aplicada na prática, foi proposto o estágio curricular obrigatório.
O estágio foi realizado no Laboratório Vanderlei Machado, sob a orientação do Biomédico Cléviodos Santos Fietto.
Este estágio teve duração de 200horas, o presente relatório visa expor as experiências vivenciadas e adquiridas ao longo dos meses trabalhados e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso teórico.
- DESCRIÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
As atividades foram realizadas no laboratório Vanderlei Machado localizado na Rua Manoel da Costa Athaíde, 96, Mariana – MG. O Laboratório Vanderlei Machado é dirigido, desde a sua fundação em 03 de Fevereiro de 1973 pelo Farmacêutico – Bioquímico Dr. Vanderlei Machado, formado pela Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, sendo o seu Diretor Presidente e Responsável Técnico. Atualmente Vanderlei Machado divide com a filha e também farmacêutica Érica Machado, a responsabilidade de gestão do laboratório.
- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Durante todo o estágio foram desenvolvidas atividades laboratoriais voltadas para realizações de exames. Tais atividades envolvem:
- Manutenção da qualidade dos freezers, geladeiras e estufas, por meio do controle rotineiro da temperatura. Esse procedimento é feito verificando se a temperatura está adequada para tais equipamentos. A posterior anotação em uma folha fixada no mesmo é necessária para que se mantenha um controle e para que todos sejam tenham acesso a essas informações.
- Limpeza de materiais do laboratório. Os materiais utilizados devem ser lavados ou esterilizados após o uso e devidamente guardados em um local destinado, para evitar a inutilização do mesmo.
- Identificação e organização de lâminas. Analisar se as lâminas encontram-se arranhadas ou não, para que possam ser guardadas separadas, cada uma para uma função ...
- Coleta de sangue e de --- dos pacientes.
- Autoclavagem de materiais e esterilização de meio de cultura.
- Preparação de meios de cultura
- Realização de exames da Hematologia, tais como Contagem global, hemácias, hemoglobina, Plaquetas, entre outros ...
- Grupo sanguíneo e Rh, exame realizado em lamina com os reagentes Anti-A, Anti-B e Anti-D.
- VHS, nesse exame deve se pipetar o sangue com uma pipeta de VHS e esperar por uma hora para verificar a quantidade de plasma que subiu ...
- Sangue oculto, coloca-se o reagente no tubo com a amostra de fezes do paciente e espera por 5minutos, se ficar vermelho pegar o pote e da amostra do paciente, sujar a haste com a amostra e colocar em um tubo com o reagente e misturar um pouco para que a amostra misture com o reagente e pingar no sabonete e esperar por mais 2minutos para se ler o resultado.
- Na bioquímica, foram realizados os seguintes exames: Glicose, Ureia, Creatinina, Colesterol, Triglicérides, Ácido Úrico, Albumina, Gama GT, Transaminase Glutâmico-pirúvica, Transaminase Glutâmico-oxalacética, Fosfatase Alcalina, Creatinina quinase, Fósforo, Cálcio, CKMB, Magnésio, Ferro, Sens (proteinuria 24hr), Clearence de creatinina 24hr, Magnésio urinaria, Fosforo urinaria.
- Exames na Urinalise.
- Imunologia, na imunologia foram realizados exames como HIV, HBSAG, HCV, Dengue, TP, TTPA, Sódio, Potássio, VDRL e PCR ...
- Parasitologia, sedimentação da amostra fecal.
- DESCRIÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO
As atividades do laboratório foram desenvolvidas de segunda a sábado, sendo de segunda a sexta de 07h as 13h e sábados de 07h as 11h.
As atividades foram realizadas durante todo o estágio no laboratório, ao chegar era feito as coletas sanguíneas no paciente e depois as análises. Durante o período estagiado a atividade mais praticada foi a realização de exames da Urinálise e exames rápidos como Tipo Sanguíneo e Fator Rh, HIV, HBSAG, HCV.
...