Resenha Sobre Historia da educação
Por: isabela.santos5 • 11/5/2019 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]
Graduação em educação física- Licenciatura
Orientador: Prof. Márcio Norberto Farias
Isabela Mendes dos Santos
Isabelle Cristine da Silva
Janderson Otávio da silva
João Vitor de Paula
Lavras- MG
2019
[pic 2]
Graduação em educação física- Licenciatura
Orientador: Prof. Márcio Norberto Farias
RESENHA:
“A educação física na educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis”
Lavras- MG
2019
Ao ler “A educação física na educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis” conhecemos vários professores escritores que contam seus relatos da aplicação da educação Fisica em seu ambiente de trabalho esuas conclusões sobre. Trata-se de uma inquietação, uma vontade de transformar a Educação, de dar o melhor aos estudantes, que motivou um grupo de professores de Educação Física da Educação de Infantil a abordar a prática da Educação Infantil nas Creches e NEIs, como o “locus” privilegiado de transformação do próprio professor e dos estudantes.
Este documento é pioneiro, na Educação Infantil, e serve como orientação para os profissionais que trabalham com crianças de 0 na 5/6 anos, apresentando a organização do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil. Primeiro entendendo sobre a Regulamentação da Educação Física na Educação Infantil, passando pela Educação Física no Tempo/Espaço Pedagógico e sua Vinculação com o Projeto Político Pedagógico e assim criando estratégia para aplicação na pratica na rede municipal de Florianópolis.
Com objetivo de contribuir com o “cuidado e a educação” das crianças nos diferentes ambientes e momentos educacionais, superando as dicotomias: corpo/mente, sala/pátio, teoria/prática.
É mostrado como o desenvolvimento das crianças mediante ao trabalho com os núcleos de ação pedagógica: Linguagens, Relações Sociais e Culturais, e Relações com a Natureza funcionam. Contribuir com a formação estética e linguagem artística das crianças através de vivências que priorizem a experimentação, a criação e o diálogo de movimento e música. Através de relações sociais e culturais das crianças, enriquecendo o conhecimento dos bens da cultura corporal e de movimento: jogos e brincadeiras tradicionais, danças, lutas, ginástica e esportes.
No final, é mostrado através de fotos os resultados, com aprimoramento nas formas básicas de movimentos: rodar, rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé, andar, correr, saltar, trepar, escorregar, pular, arrastar, empurrar, girar, transportar, puxar, se pendurar e balancear, se equilibrar, lançar e receber.
Após a leitura dessa dissertação que por sua vez, tem leitura dinâmica e de compreensão, podemos aprender significativamente sobre o quão ampla a educação física pode ser e a forma com que ela contribui para o desenvolvimento das crianças, desde a parte motora até na arte psicológica.
...