Resenha do Conto "O DIA EM QUE EXPLODIU MABATA-BATA”
Por: Caua29 • 11/4/2022 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 1.959 Visualizações
O conto "O DIA EM QUE EXPLODIU MABATA-BATA” descreve os momentos finais da vida de um pastor de uma boiada, Azarias, que desde cedo trabalhou cuidando de bois, e não teve sequer a oportunidade de estudo. Certa tarde ao estar cuidando da boiada, como fizera em quase toda sua vida, Azarias presencia a explosão de Mabata-bata, o boi mais valioso da manada do seu tio, o qual estava destinado a ser prenda de lobolo — o dote que o noivo pagava à família da noiva ao se casar com ela. Foi neste momento que o desespero de Azarias começou.
Por medo do seu tio matá-lo, Azarias resolve fugir, já que não tinha provas para se inocentar do acidente. Porém, algo o impede de fugir para longe do rio, e ele acaba ficando por perto de onde morava. Mais tarde, soldados avisam para seu tio Raul que haviam minas espalhadas pelo campo, e o mesmo resolve procurar Azarias e os seus bois. Como Azarias não voltaria pela voz de Raul, pelo medo que o menino sentia de seu tio, sua avó decide ir junto. Por fim, ao ser convencido de voltar, após a promessa de entrar na escola no próximo ano, uma tragédia acontece, impedindo o bom menino de desfrutar de seu simples pedido: estudar.
Este é um conto intenso, apesar das poucas páginas. O autor consegue explorar diferentes emoções, como o medo, a raiva, a ingenuidade e a surpresa, para criar uma sensação de imersão e transmitir os acontecimentos de modo a gerar empatia e carinho pelo menino Azarias. O fim trágico traz um elemento de choque, e deixa o leitor genuinamente triste, pela perda do personagem que ainda possuía dezenas de anos para viver. Portanto, a história, engajante do início ao fim, destaca-se pela sua capacidade de prender o leitor em sua trama e pelos momentos de tensão bem construídos.
...