Resenha Dos 3 Contos De Machado De Assis
Trabalho Universitário: Resenha Dos 3 Contos De Machado De Assis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagninhoo • 20/5/2014 • 597 Palavras (3 Páginas) • 792 Visualizações
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn003.pdf
http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn006.pdf
http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn007.pdf
REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS
Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literature nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.
Mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.
Sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX e surge nos dias de hoje como de grande interesse acadêmico e público.
RESUMO
A teoria do medalhão
Mostra a história de um pai que após o jantar de aniversario de seu filho, cujo atingiu a maioridade de 21 anos, o chama para conversar. Nesta conversa o pai trata sobre o futuro do filho, aconselhando-o que para garantir que o esforço dele durante toda a vida seja recompensado, ele deve além de sua profissão cultivar o "ofício" de medalhão. Esse ofício requer uma pessoa que quer ter o nome lembrado, mas sem muitos esforços, parecendo ser culto, sábio, que agrada a todos, simpático, quando na verdade não é. Para isso não se deve ter idéias que divirjam das demais, ser conivente com a maioria das pessoas, ser tido como necessário em todos lugares, eventos sociais e festas
O Caso da Vara
O Caso da Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira de seminarista, a carreira aqual foi obrigado a cursar pelo seu pai. Certo dia Damião resolve fugir, e se refugia na casa da Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações Ao explicar seu desgosto pelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Po isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. Na casa de Sinhá Rita, haviam algumas escravas. Lucréia é por quem Damião se comove. Vendo a fraqueza da menina de apenas onze anos, ele promete apadrinha-la. Porém um dia, não tendo cumprido sua tarefa, Sinhá decide castigá-la batendo com vara, e pede para que Damião dê a vara em sua mão. Damião pensa entre acatar a sinhá e receber ajuda ou ajudar Lucréia como havia prometido, mas entrega a vara.
Suje-se gordo
Suje-se, gordo. Conta a história de um homem que fora jurado em um julgamento.Com
...