Resumo
Trabalho Escolar: Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JCAA • 15/12/2014 • 368 Palavras (2 Páginas) • 1.690 Visualizações
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Jéssica Caroline Azevedo Araujo / Pedagogia 2014.2
RESUMO
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo, 10. Ed. – São Paulo: Cortez, 2003, p.45 à p.97
O livro de Pedro Demo faz criticas à dissociação entre a teoria e a pratica e à separação entre o ensino e a pesquisa, tanto no âmbito da universidade, quanto da escola básica, o que para o autor, são fatores depreciativos do espirito critico e emancipador, levando então a uma formação cientifica e educativa reduzida ao ato de imitar sem argumentar, de reproduzir sem descobrir, de formar discípulos e não mestres, que copiam e fazem provas.
O autor dividiu o texto em quatro capítulos. Onde estará resumido aqui o II E III capitulo. O segundo capitulo aborda “A pesquisa como principio cientifico e o terceiro capitulo foca no tema “A pesquisa como principio educativo”. Conforme o próprio titulo do segundo capitulo sugere, o autor visa abordar que o principio cientifico, que segundo ele, tem falhado absurdamente, por conta da má postura, ou seja, a de exclusiva transmissibilidade ou imitação do conhecimento dispensada aos papéis do professor e do aluno, e agravadas por uma estrutura curricular que propicia esta circunstancia, onde a pratica se encontra desconexa da teoria, e por vezes da própria realidade cultural, deixando as descobertas de novos conhecimentos à desejar.
No terceiro capitulo, “A pesquisa como principio educativo”, Demo discute a função de formação educativa da pesquisa, enquanto mecanismo ou instrumento para desenvolver habilidades da pessoa consciente e produtiva. Em outras palavras, é reafirmada a importância em desenvolver habilidades que contribuem para a formação de um individuo em perspectiva de emancipação, da pratica educativa para a prática da vida, por meio da pesquisa, enquanto postura didática intrínseca. A influência da pesquisa não só pelo viés educativo, mas também politico, no processo de formação do sujeito, que conflui para a formação de um outro saber, o conhecimento tácito, uma espécie de saber não pronunciado que se transmite inconscientemente do professor para o aluno, por meio da interiorização de determinadas formas sociais de comportamento e que são pouco transparentes ou pouco discutidos, mas que são decisivos no seu relacionamento com o meio. Habilidades estas, limitadas no processo do apenas ensinar.
...