Resumo (Praticas Para Um Trabalho Integrado ....ensino Fundamental)
Pesquisas Acadêmicas: Resumo (Praticas Para Um Trabalho Integrado ....ensino Fundamental). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 18ke33em • 5/4/2014 • 386 Palavras (2 Páginas) • 1.273 Visualizações
Resumo do Capitulo 3
Praticas para um trabalho integrado nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental: Um dialogo entre as áreas do conhecimento.
Este capitulo foi elaborado com base nas reflexões sobre os anos de que atuei nas primeiras series do ensino fundamental.
Trata-se de uma forma muito pessoal de rememorar os tempos e os espaços compartilhados com crianças de diferentes idades, jeitos, feições, gostos, manias, percepções, entre tantas outras coisas especificam da condição de/do ‘’ser humano’’.
O ‘’por que’’ e o ‘’como fazer’’ um trabalho criativo nos primeiros anos do ensino fundamental por meio da integração de conteúdos diferentes áreas do conhecimento.
• Principio ético de autonomia, responsabilidade e respeito a o bem comum.
• Princípios políticos dos direitos e deveres do cidadão.
• Principio estético da sensibilidade criativa e diversificada de manifestações artísticas e culturais.
Os conteúdos de ensino devem servir como meios para incorporação das dimensões políticas, éticas e estéticas.
Por meio do espaço e tempo vivenciados pelas crianças, resultado da síntese de dois mundos distintos: O sensível e o intelectivo.
Entre o mundo sensível e o intelectivo se poderá repensar o trabalho com as crianças, fornecendo-lhes ferramentas para o desenvolvimento de habilidades com vista à conquista de níveis de exelentismo cada vez melhor em relação aquilo que estão aprendendo.
Espaço tempo são condutos essenciais para á criança ‘’[...] em seu processo gradativo de apreensão ao mundo [...]’’ (Moura 2007 p.102)
O tempo deve ser trabalhado de forma gradual e continua, pois se trata de um conceito bastante abstrato e complexo para as crianças nos primeiros anos do ensino fundamental.
Mediante ao trabalho integrado, é possível envolver as crianças num universo rico de possibilidades de aprendizagens, ajudando-as a perceber a escola como um lugar no qual se aprendem ‘’coisas legais’’ para a vida na escola, a criança pode viver uma grande experiência e enxergar esse espaço como uma ponte para unir pessoas na construção coletiva de um mundo melhor.
Em defesa de uma educação que abarca o individuo na totalidade de apresentá-los um modelo fundamental no desenvolvimento de aprendizagem fundamental:
• Aprender a conhecer: os conhecimentos em múltiplas dimensões.
• Aprender a fazer: considerar o erro como parte do conhecimento
• Aprender a conviver: necessidade de compreensão do outro.
• Aprender a ser: discernimento e responsabilidade social como cidadão no mundo.
As propostas podem ser aplicadas nos, primeiros anos do ensino fundamental.
Toda a dinâmica tem como fundamento as seguintes palavras-chaves: Observar, ouvir, falar, experimentar, concentrar-se e aprender.
...