Resumo Sobre Lexical
Artigo: Resumo Sobre Lexical. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arielpereira • 14/9/2013 • 375 Palavras (2 Páginas) • 580 Visualizações
Resumo
Segundo a autora, as línguas existem pela necessidade que temos de falar uns com os outros. Essa comunicação descreve nosso mundo: coisas, pessoas, lugares, ideias, etc. Com isso, é preciso inicialmente, identificar as coisas de que queremos falar, ou seja, sobre os quais vamos nos expressar, pois a língua é um sistema de classificação e um sistema de comunicação. Neste contexto, o léxico está ligado a esta dupla função da língua. O léxico fornece unidades que nomeiam e constroem novos enunciados. Palavras como: computador, xerox e global, a partir dessas, disponibilizam novos enunciados, tais como, computação, computacional, xerocar, globalizar, etc.
Trata-se de léxico externo o conjunto de palavras de uma língua representado no dicionário. No interno ou mental relaciona, precisamente, ao conhecimento de padrões gerais de estruturação, que possibilitam a interpretação ou produção de novas formulas.
A autora expressa que o processo de formação das palavras utiliza de material reciclado, ou seja, as novas formas constroem-se de palavras já existentes, por exemplo, o verbo computar serviu de base para formar o adjetivo ‘computacional’ com sufixo –al.
A morfologia é definida tradicionalmente, como a parte da gramatica que estuda a forma da palavra. Neste sentido, seus elementos formativos são rigidamente ligados uns aos outros, não admitindo mudança de posição. Desta maneira, são consideradas palavras: guarda-chuva, narração, encaixado. Mas não em casos, tais como: guarda-muito-chuva, encaixonado, çãonarra.
Segundo a autora uma palavra pode representar diferentes formas, por causa da flexão. O verbo pegar, por exemplo reúne as diferentes formas da conjugação, tais como: pego, pegas, pegaria, pagássemos etc.
Há vocábulos que não apresentam significado lexical, por isso não são considerados lexemas.
Os clíticos define-se como unidades que se associam a uma palavra sem fazer parte dela, no ponto de vista morfológico. Nessa situação temos no português os artigos, os pronomes pessoais: -o, -a, -me, -te, -se etc.
As palavras podem ser classificadas de várias maneiras, podemos classificar quanto à acentuação em átonas, ou tônicas, estas em oxítonas, paroxítonas, ou proparoxítonas.
Para definir classe de palavras podemos usar os critérios morfológicos, sintáticos e semânticos, dessa maneira o substantivo pode ser definido pela propriedade semântica de designar seres ou entidades, pela propriedade morfológica de apresentar e determinar flexão de gênero e número, e pela propriedade sintática de ocupar o núcleo do sujeito e complementos.
...