Resumo do livro Revolução em Mim
Por: Laísla Bielça • 8/6/2017 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 5.490 Visualizações
Revolução em mim
O ano de 1984 foi o ano da revolução em Maria Rita, garota de 15 anos, que em sete meses viveu grandes mudanças.
A separação dos pais foi o início de tudo; a menina que tinha uma vida tranquila, num bairro de classe alta, precisa morar com a avó paterna em um bairro pobre em São Paulo, enquanto os dois irmãos ficam com a avó materna, que, diferentemente da outra avó, era muito rica.
O convívio entre a avó e a neta foi muito difícil nos primeiros dias, pois a menina se sentia injustiçada e culpava a avó pela falta de coisas materiais, até ficar sabendo o valor da pensão e da aposentadoria com que ela precisava viver.
O relacionamento começa a melhorar, mas Maria Rita ainda sofre por ter que ir de ônibus à escola, que é nova para ela pois foi para o primeiro ano do ensino médio.
Em meio a alunos que lutam por mensalidades mais baratas, ela ainda não consegue entender muitas coisas, pois vivia alienada em seu mundo de menina rica; um dia, porém descobre que a avó tem um namorado, um senhor também aposentado que, como a avó de Rita, era militante político e junto com outros velhinhos, se preparavam para a passeata pelas “Diretas Já”.
Rita, que também namorava um garoto do colégio, acabou, junto com ele, participando da agitação e se interessando pelo momento político pelo qual o país passava.
Sua vida tinha mudado completamente, conhecia pessoas que jamais imaginava e seus interesses mudaram completamente; passou a conviver em harmonia com a avó e até seus pais voltaram a viver juntos, mas a transformação maior foi a que aconteceu na vida de Rita, pois tudo o que viveu em sete meses ficou para sempre em sua memória.
...