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SEGUNDA FASE DO MODERNISMO

Por:   •  29/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

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  • SEGUNDA FASE DO MODERNISMO: arte e engajamento social
  • Os autores eram porta-vozes de pessoas antes anônimas

  • Século XIX inaugurou no Brasil o romance regionalista
  • Importante para a afirmação de nossa literatura e nacionalismo pós-independência
  • Mas mostrou-se superficial e preocupada com a “cor local”, que eram hábitos, costumes e etc.

  • Regionalistas de 1930 ou modernistas
  • Buscavam investigar as complexas relações entre o homem e sua terra
  • Fenômenos da natureza, memórias individuais e coletivas do povo e poder de tradição
  • No final do século XIX houve a proibição do trabalho escravo
  • Os fatores como a decadência da economia, as condições de sobrevivência humana e as secas foram os focos mais abordados pelos romancistas nordestinos
  • Tinham uma visão critica e analítica das relações sociais
  • Esse neorrealismo mergulhava na psicologia dos personagens e queria fazer as pessoas protestarem contra essa realidade, para assim transformá-la.
  • Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, foi preso em Maceió em 1936 por dez meses e dez dias e lá se inspirou a escrever MEMÓRIAS DE CÁRCERE
  • Seus romances têm uma grande proximidade entre a ficção e a realidade de suas experiências, ele diz que só pode escrever o que ele é
  • Apenas o livro VIDAS SECAS se distancia disso, retratando uma família de retirantes, onde o livro é narrado em terceira pessoa e não possui elementos inusitados, descritivos e exagerados
  • Uma aproximação entre o homem e os animais
  • Os personagens ao desenrolar da historia mantém desejos realistas
  • Os livros dele entram no universo dos excluídos onde ele retrata personagens á margem da sociedade com um vocabulário básico e sem sentimentalismo, mas com grande intensidade
  • Rachel de Queiroz saiu de Fortaleza por conta seca e foi para o Rio de Janeiro, inspiração para seu primeiro livro, O QUINZE
  • Ela privilegiou em suas obras a analise psicológica do sertanejo, no cenário de seca e pobreza, ela se interessava em investigar os sentimentos mais íntimos de personagens que aceitavam seu destino miserável e injusto
  • Em outros romances ela abordava a militância política, como AS TRÊS MARIAS  que discute a emancipação da mulher num ambiente conservador
  • Em JOÃO MIGUEL ela investiga o que leva um homem a cometer um bruto assassinato, mostrando um presídio nordestino e as degradantes condições que vivem os encarcerados
  • Jorge Amado é considerado um dos maiores fenômenos de venda de Best-sellers
  • Suas obras foram traduzidas e editadas em mais de 50 países e seus romances viraram filmes, seriados e novelas
  • Suas obras promovem um encontro entre a vida real e a ficção, onde encontramos injustiças sociais, o lirismo, a cultura do povo, a sensualidade feminina, etc.
  • Em seus primeiros romances é nítido seu engajamento político nas lutas sociais, já que era filiado do PCB
  • CRAVO E CANELA, marca essa ruptura e mostra sua nova fase, com registro de costumes da cultura brasileira
  • CAPITÃES DE AREIA, retrata um bando predominantemente masculino, de meninos de ruas, mostrando seus sonhos, atos violentos, preconceito, descoberta da sexualidade e do amor
  • Narrado em terceira pessoa, o livro mostra o lado dos meninos de rua, destoando completamente so que a elite pensava, vitima dos crimes praticados pelo bando
  • Erico Veríssimo constrói um painel abrangente da cidade gaúcha e das transformações no espaço urbano brasileiro na época
  • Em 1947 iniciou sua obra mais importante, O TEMPO E O VENTO que conta a historia de uma família
  • Retratando no primeiro livro da trilogia, alem da revolta federalista, também a Guerra dos farrapos, Guerra do Paraguai e abolição da escravatura
  • Já nos dois últimos mostram o término do Estado Novo
  • No romance INCIDENTE EM ANTARES ele aborda outras preocupações, criticando o regime militar, o autoritarismo e o conservadorismo no contexto de ditadura instalada no Brasil
  • Os poetas dessa segunda fase retomaram muitas das experimentações da fase heróica e propuseram outras
  • Usaram formas tradicionais como o soneto
  • Voltaram-se para a analise social, a religiosidade, as reflexões filosóficas, o sensualismo e a metalinguagem
  • Murilo Mendes, esta no grupo de escritores da Revolução de 3-, anos da repressão imposta pelo Estado Novo

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