SELEÇÃO E COMBINAÇÃO LEXICAL
Trabalho Universitário: SELEÇÃO E COMBINAÇÃO LEXICAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeilaneRed • 5/5/2014 • 876 Palavras (4 Páginas) • 2.749 Visualizações
SELEÇÃO E COMBINAÇÃO LEXICAL
1. SELEÇÃO LEXICAL
Corresponde à escolha, segundo determinados critérios, das diferentes palavras que farão parte de um texto – oral ou escrito.
Obedece, basicamente, quatro critérios distintos: (1) precisão conceitual, (2) valor social da palavra, (3) sonoridade e (4) compreensibilidade.
1.1 Precisão Conceitual
Procura pela palavra que melhor, ou mais fielmente, expressa o conteúdo proposto pelo autor.
EX: “Você é uma pessoa diferente”.
Note que o adjetivo sublinhado pode indicar tanto um julgamento positivo, quanto negativo. Nesse caso, seria melhor a substituição por um termo mais preciso, como “especial” (no caso de um elogio) ou “estranho” (para indicar uma crítica).
1.2 Valor Social da Palavra
Análise da aceitação de determinada palavra na sociedade e na época em que se insere o texto, evitando má interpretação, desprestigio, preconceito, etc.
EX: “Na mesa, a garota comia com a voracidade de uma piranha”.
Apesar de a metáfora empregada pelo autor estar indicando apenas a maneira como a garota se comportava à mesa, a palavra associa-se facilmente, por meio de uma gíria de largo uso, à ideia de uma “mulher fácil”.
1.3 Efeito Sonoro Resultante
Procura por expressões que evitem efeitos sonoros estranhos ou prejudiciais à seriedade e à fluência da mensagem.
EX 1: “A questão da nação não tem relação com a união da população”.
O uso repetido da terminação ÃO provoca um efeito de ECO indesejado em textos dissertativos. Nesse caso, a substituição por termos sinônimos seria o mais aconselhável.
EX 2:
A apresentadora peca ao associar os termos ME e TIDO, provocando um CACÓFATO. Quando escutada, a frase pode sugerir que Luciana agradecia à mãe por ter mantido relações sexuais.
1.4 Compreensibilidade
Análise do alcance social da palavra, ou seja, o quão o termo é conhecido pelo público a que se destina o texto.
EX: “Caminhou paulatinamente até a janela”.
O termo marcado, embora empregado corretamente, constitui um caso de vocábulo pouco conhecido, tornando o texto desnecessariamente artificial. Palavras como “calmamente” e “devagar” cumpririam o mesmo papel, evitando o problema mencionado.
2. COMBINAÇÃO LEXICAL
Corresponde à escolha, também baseados em alguns critérios, das diferentes possibilidades de posicionamento das palavras do texto.
Os critérios principais de combinação são: (1) compatibilidade de sentido, (2) concordância, (3) regência e (4) colocação.
2.1 Compatibilidade de Sentido
Possibilidade de associação entre termos do texto, dentro das regras semânticas pré-estabelecidas
EX: “De manhã, escureço / De dia, tardo / De tarde anoiteço / De noite ardo... / A oeste a morte / Contra quem vivo / Do sul cativo / O este é meu norte... / Outros que contem / Passo por passo / Eu morro ontem / Meu tempo é quando... ”.
Fora da linguagem poética, certas expressões empregadas pelo autor fogem ao que regula a gramática e o nosso conhecimento de mundo a respeito do significado das palavras. Há, no caso, uma intencional incompatibilidade de sentido.
2.2 Concordância
Respeito às flexões das palavras (nomes e verbos) diretamente associadas entre si.
EX: “Esses menino não fica quieto”.
Ainda que comum na linguagem coloquial, frases como a citada não respeitam preceitos mínimos de concordância verbal e nominal, desprestigiando a mensagem e, por conseqüência, o próprio enunciador. Claro que a forma é válida em contextos informais de uso da língua.
2.3 Regência
Relacionamento correto dos termos frasais conectados mediante preposições e conjunções.
EX 1: “Quanto
...