Estudo Lexical
Artigos Científicos: Estudo Lexical. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marilucia11 • 10/6/2014 • 578 Palavras (3 Páginas) • 644 Visualizações
ESTUDOS DO LÉXICO
OBJETIVO:
1 - Estudar a estrutura da língua
2 - Analisar os processos de formação de palavras
3 - Analisar os elementos constituintes das palavras
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
1 - Avaliar o processo lexical a partir da flexão e da derivação
2 - Avaliara os sentidos a partir do emprego lexical
3 - Conhecer os elementos e as partes que formam as palavras
DESENVOLVIMENTO:
I) FLEXÃO é “o processo de fazer variar um vocábulo para nele expressar algumas categorias gramaticais”, POR MEIO DE DESINÊNCIAS, tais como:
a) gênero e número dos nomes (adjetivos e substantivos);
b) número e pessoa, modo e tempo (no verbo).
II) DERIVAÇÃO é “o processo de formação de palavras com o acréscimo de afixos” (prefixos e sufixos).
Tomando por base estes conceitos, aponte de que forma as palavras abaixo são estruturadas, se por flexão ou por derivação. É interessante que você possa analisar e descrever cada uma delas.
Cantamos –
Incomum –
Formoso –
Tristíssimo –
Coelha –
Veleiros –
Gordos –
Sinceramente –
Bebereis –
Camelódromo –
Velozes –
Escassez –
Velha –
Democracia –
Gastrite –
2 - Discussão sobre palavras que aparecem em noticiários publicados diariamente.
Leia o fragmento abaixo seguido dos exemplos dados e analise a utilização/efeito das palavras em itálico em jornais e como elas favorecem (ou não) a comunicação.
As palavras servem para nomear o mundo. Mas como elas, as palavras, nascem? De onde se originam? Como se consolidam? De que forma se reciclam para produzir novos significados? Em um mundo em constante transformação e evolução, sempre será preciso que se criem novas palavras, para designar situações e objetos até então inexistentes. O léxico, portanto, é um sistema dinâmico, em contínua expansão, mas que apresenta estruturas e padrões determinados. Ou seja: as palavras não surgem do nada, sua formação obedece a certas regras, pois do contrário seria impossível manter a eficiência da comunicação entre os indivíduos que falam determinado idioma. Sem um padrão para a formação de novas palavras, o sistema da língua se sobrecarregaria, ficaria imenso e pesado, o que exigiria um esforço descomunal de memória para dominá-lo. (Margarida Basílio)
“Bombou
...