Sermões Padre Antônio Vieira
Dissertações: Sermões Padre Antônio Vieira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santtosdouglas • 4/12/2014 • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 927 Visualizações
RESUMO
Os sermões do Padre Vieira são o melhor exemplo do Barroco Conceptista no Brasil. São textos que usam a retórica, com jogos de ideias e palavras, para convencer os leitores (no caso, os assistentes) pelo raciocínio, mais que pela emoção. No Sermão de Santo Antônio aos Peixes, além de exaltar a necessidade da pregação, Vieira usa a alegoria dos peixes para criticar a exploração do homem pelo homem e, mais especificamente, para condenar a escravidão indígena.
Palavras –chave - Barroco – Padre Antonio Vieira – Sermões – Sermão de Santo Antônio aos Peixes
INTRODUÇÃO
No presente trabalho desenvolvido e pesquisado pelo grupo abordaremos aqui como tema os SERMÕES DO PEDRE ANTÔNIO VIEIRA, mas com destaque o SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO AOS PEIXES (em que se trata da escravidão dos indígenas) este que faz parte das grandes obras de Antônio Vieira, que foi um importante religioso, orador e escritor do séc. XVII. Também discutiu questões políticas, criticou os impostos que sangravam o Brasil e participou das expedições de catequese, lutando pela defesa dos indígenas contra a violência e dos colonos portugueses que queriam escravizá-los.
BARROCO
Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas.
O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo em que queria usufruir dos prazeres mundanos, daí surgiram os conflitos.
É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).
O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela ideia do pecado, então vivia buscando a salvação.
Características
1- Culto dos contrastes; Presença da antítese.
Claro/escuro
Vida/morte
Tristeza/alegria.
2- Pessimismo.
3- Intensidades = presença da hipérbole (figura de linguagem caracterizada pelo exagero da expressão).
4- Linguagem muito rebuscada.
Sermões do Padre Antônio Vieira
Sermão de Santo Antônio aos Peixes
Biografia
Padre Antônio Vieira foi um importante religioso, orador e escritor português do século XVII. Atuou, no Brasil, como missionário da Companhia de Jesus. É considerado um dos principais escritores e oradores sacros do barroco brasileiro.
Padre Antônio Vieira nasceu na cidade de Lisboa (Portugal) em 6 de fevereiro de 1608.
Padre Antônio Vieira morreu na cidade de Salvador (Bahia) em 18 de julho de 1697.
-Foi professor de Retórica na cidade de Olinda.
-Atuou como missionário católico, defendendo a liberdade dos indígenas brasileiros.
-Escreveu importantes sermões, considerados importantes exemplos da literatura barroco brasileira.
-Foi Visitador-Geral da Província do Brasil
Principais obras
- Sermão de Santo Antônio aos Peixes
- Sermão da Sexagésima
- Sermão da Quinta Dominga da Quaresma
- Sermão do Bom Ladrão
- Sermão do Mandato
- Sermão do Espírito Santo
- Sermão Pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal, contra as da Holanda
- Sermão de Nossa Senhora do Rosário.
Contexto Histórico/ Crítica Social
O sermão foi proferido em São Luís do Maranhão em 13 de junho de 1654, dia de Santo Antônio e três dias antes da partida de Vieira para Portugal, onde pretendia interceder em favor dos índios diante das autoridades portuguesas. O sermão é construído em forma de alegoria, dirige-se aos peixes, mas na verdade, fala aos homens.
O texto está dividido em seis partes. A primeira delas é o exórdio, ou introdução, na qual faz o chamamento "Vós sois o sal da terra". Os pregadores são o sal da terra, cabendo ao sal impedir a corrupção. Mas na terra não lhes dão ouvidos, por isso voltam-se para o mar, onde estão os peixes. Há também a invocação da Virgem Maria.
Nas partes II a V temos o desenvolvimento do sermão. Antônio Vieira exalta as qualidades dos peixes, como a obediência, e repreende os vícios, como a soberba e o oportunismo. Deve-se destacar aí a citação de diversos tipos de peixes.
As virtudes são descritas nos peixes de Tobias, Rémora, Torpedo e Quatro-Olhos. Já os defeitos estão nos seguintes peixes: Roncadores, Pegadores, Voadores e no Polvo. O principal defeito apontado é a voracidade, já que os peixes devoram uns aos outros, e, pior ainda, os maiores devoram os menores.
A última parte é a peroração, ou conclusão, na qual Vieira exalta os peixes que, por sua natureza, não podem ser sacrificados vivos a Deus e sacrificam-se então, em respeito e reverência. Confessando-se pecador, o orador se despede com uma oração de louvor a Deus.
Período histórico
Na época em que o sermão foi escrito, 1654, Padre Antônio Vieira lutava contra a escravidão indígena e contra a exploração portuguesa. Logo depois do sermão, o Padre foi para Portugal interceder pelos índios.
Características gerais:
Busca de nova expressão de vida;
Conflitos: profano / sagrado; Homem / Deus; pecado / perdão; corpo / alma; matéria / espírito;
Procura da grandiosidade harmoniosa;
A variedade e o movimento na ideia espacial, por oposição à conceção estática e fechada da arte renascentista;
Conjugação da
...