Serviço social
Resenha: Serviço social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ojeferson • 21/9/2014 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Para falar do surgimento do serviço social e a institucionalização da profissão vamos ter que voltar à dois seculos atrás , onde o serviço social nao era reconhecido como profissão ainda, nesse pequeno resumo vamos destacar alguns pontos importantes .
O serviço social surgiu através da caridade e ações sociais nas igrejas católicas, onde a sociedade não tinha o mínimo de assistência e seus direitos violados como cidadãos. Mas com a crise econômica a burguesia percebeu que só o papel da caridade não seria o suficiente para a sociedade, então o Estado adotou uma nova racionalidade para as questões sociais (Desigualdade social, econômica e cultural).
As primeiras escolas de Serviço Social surgiram na segunda metade do século XIX, na cidade de Amsterdã – Holanda, mas só no final da década de 30 que a primeira escola de serviço social surge no Brasil, quando se rompeu no país o processo de industrialização e urbanização. Já em 1942 foi criada a LBA (Legião Brasileira de Assistência) que serve como um órgão de colaboração junto ao Estado para zelar dos serviços de assistência social. Nesse mesmo ano foi criado o SENAI e SENAC para melhor evolução da profissão, apesar do avanço do serviço ainda não era reconhecida como profissão, essa conquista só foi alcançada anos depois em 1943, onde houve a consolidação das leis do trabalho (CLT)
Acompanhando as transformações da sociedade brasileira, a profissão passou por mudanças e necessitou de uma nova regulamentação: a lei 8662/93. Ainda em 1993, o Serviço Social instituiu umnovo Código de Ética, expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
...