Sintese Reflexiva Das Tranças De Binto
Ensaios: Sintese Reflexiva Das Tranças De Binto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fbetti • 10/10/2013 • 1.727 Palavras (7 Páginas) • 199 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------ 04
SÍNTESE REFLEXIVA --------------------------------------------------------------------- 05
ATIVIDADES -------------------------------------------------------------------------------- 06
CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------- 09
REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------ 10
INTRODUÇÃO
A síntese abordará a importância da interdisciplinaridade na educação infantil, tendo como base o texto Uma abordagem integrada da aprendizagem, Harlan. JP. Rivkin,S.M, e o livro infantil “As Tranças de Bintou’’ escrito por Sylviane A. Diouf.
Nos mostrara a importancia da interdiciplinaridade na escola , pois nos como futuros educadores, pricisamos estarmos atentos para o que esta acontecendo, trazendo para nossas aulas de maneira que os alunos criem um elo entre a teoria e a pratica da sociedade.
Somente com um método de educação planejado e atual poderemos chegar ao objetivo principal que é formar cidadãos críticos e reflexivos, tornando cada vez mais as aula atraentes e ludicas para que estes alunos sejam capazes de argumentar e criar, para que isso seja realmente possível, é preciso que existam práticas que façam a diferença na vida das crianças, tornando cada ves mais a escola ativa e presente na vida deles .
E assim fazendo com que as diferenças existentes na nossa sociedade possa servir como algo positivo e não deixar as possíveis dificuldades que encontraremos no nosso caminho nos desmotive e com isso torne o nosso trabalho cada vez mais atraente e eficaz para nosso objetivo final .
Sintese reflexifa interdicplinar “As Tranças de Bintou ’’
A Educação infantil é a base fundamental para a preparação dos futuros cidadões, por isso ela precisa ter em mente que os métodos oferecidos precisam ter fundamentos e que cada escola é responsável pela formação dos mesmos, e com isso precisa ter consistência no que é passado .
O texto Uma abordagem Integrada da Aprendizagem, Harlan. J.D; Rivkin,S.M. nos mostra a importância de termos atividades interdisciplinares, incluídas no meio, pois os alunos precisam ter consciência entre diferentes tipos de aprendizagem .Nos como futuros educadores, precisamos estarmos antenados e também sabermos fazer as ligação entre os conceitos , pois as disciplinas formam elos e nos precisamos passar de uma forma segura essas conexões, para que os alunos sejam capazes estabelecer esta conexões, entre os conceitos estabelecidos nas atividades propostas.
Com isso as crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias. Daí a razão para a sugestão de uma variedade de extensões enriquecedoras a cada tópico cientifico, tentando sempre permitir que estes conceitos envolvam a realidade de seu mundo familiar. Esta abordagem integrada da educação científica, associa as atividades, físicas, emocionais s sensoriais, assim devemos propor aulas que validam esta informações científicas, proporcionando aulas em diversos tipos de ambientes trazendo as informações teóricas para a pratica e realidade dos alunos, assim poder dar maior ênfase nos objetivos que queremos alcançar.
Se os tópicos a serem conectados forem planejados e apresentado de maneira continua e ordenada, com certeza a s crianças vão conseguir realizar esta conexões por si mesmas. Sendo assim podermos tornar nosso espaços escolar um ambiente muito mais enriquecedor e muito mais atraente.
È assim também com a história As tranças de Bintou, escrita por Sylviane A. Diouf. A história nos mostra uma cultura africana fantástica, a convivência social, os alimentos as vestes e todos os aspectos que fazem parte dessa.
A menina que tinha muita vontade de ter tranças compridas como as das mulheres de sua aldeia, mas que não podia ter por que era ainda muito pequena, um dia ela faz uma ação onde todos se voltam para ela, e ai então ela consegue fazer um pedido, então ela diz que queria ter tranças, e sua avó muito sábia,lhe conta uma história que a faz entender que as criança não tem que se preocupar com o futuro , e sim em brincar e esperar seu momento chegar, e que ela um dia teria lindas tranças como todas as mulheres da aldeia. E ainda sua avó enfeitou seus birotes.E quando ela se olhou no espelho viu que eles estavam tão lindo quanto as tranças das mulheres , e saiu pelas ruas muito feliz .
A história de Bintou nos leva a pensar a respeito da nossa sociedade atual, será que nos os educadores estão sabendo repassar as normas e regras?Será que sem uma explicação com firmeza e clareza as ações serão entendidas, e alcançaram os objetivos propostos ? Sendo assim sem estas explicações só vamos gerar duvidas, e a falta de dialogo.
Nos como futuros pedagogos podemos, pegar como exemplo a atitude pedagógica dessa avó, mas nos não devemos esperar que nossas crianças tenham atitudes heróicas para que possamos ouvi-las e ajudá-las.
Afinal toda criança é especial, seja ela de qualquer raça ou etnia, e todas elas merecem e precisam ser compreendidas sempre. Deve sempre existir respeito em relação as nossas criança.
A história nos mostra que é possível iniciar um trabalho interdisciplinar, hoje com nossas crianças precisamos tomar como ponto de partida as diferenças e culturas encontradas em nosso meio , dando ênfase ao multiculturalismo que temos nos dias de hoje dentro das escolas, conseguindo contextualizar as diferentes áreas de conhecimento, criando um elo entre as disciplinas, disponibilizando a teoria e propiciando a pratica de forma interdisciplinar deixando-a flexível para todas as disciplinas utilizarem de maneira contextualizada.
Atividades
Natureza
...