Soma e Substração de vectores
Por: Fernandes Manhique • 26/4/2018 • Trabalho acadêmico • 615 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Introdução
Como falou se nas aulas anteriores, vector de deslocamento é um vector resultante da combinação de dois vectores A e B onde a extremidade do primeiro é a origem do outro
O presente trabalho tem a bordarem referencial a soma e subtracção de vectores tendo em conta a decomposição de vectores no eixo das coordenadas .
Para simbolizar um vector usamos uma letra com uma pequena seta em cima. O "tamanho" do vector é chamado de módulo. Quando dois vectores são paralelos ou estão sobre a mesma recta dizemos que têm a mesma direcção.
Soma e subtracção de vectores
- Suponhamos agora que uma partícula Sofra um deslocamento A , seguido de outro B. O resultado final e igual a o único deslocamento C.
[pic 1]
Podemos também subtrair vectores , lembrando que e um vector que possui o mesmo modulo e a mesma direcção , mas sentidos contrários do vector A . Definimos a diferença entre dois vectores A e B , como sendo soma do vectorial de A com o vector .[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
- Se tivermos mais de dois vectores . Procedemos de modo análogo.
[pic 7]
zk[pic 8]
[pic 9]
Logo : [pic 10]
Exemplo
Na figura abaixo representamos o vetor obtido pela regra do polígono. Pelo fato de os vetores serem perpendiculares, o triângulo sombreado na figura é um triângulo retângulo e, assim, podemos aplicar o Teorema de Pitágoras:
[pic 11]
[pic 12]
Decomposicao de vectores
Quando você se deparar com uma situação onde há a necessidade de realizar a soma ou a subtração de vetores perpendiculares entre si, o melhor que você deve fazer é trabalhar com a decomposição de vetores.
Nesse caso Decomposicao de vectores no eixo das coordenadas e tirar as componentes nos eixos das ordenadas e abcissas, isto e, traçar uma linha perpendicular ao eixo das abcissas tocando a extremidade máxima do vector e da origem ate onde a linha toca o eixo das ordendas passando da extremidade máxima do seu vector e da origem ate onde toca
Na soma de dois vetores, podemos encontrar apenas um único vetor, ou seja, o vetor resultante, que nada mais é do que um vetor que equivale a esses dois vetores. Na decomposição de vetores, o processo é inverso. Dado um vetor , podemos encontrar outros dois vetores e tal que[pic 13]
Nesse caso, como e são vectores perpendiculares entre si, a decomposição é ortogonal.
Na figura acima podemos deslocar o vetor , para a extremidade do vetor aᵪ , de modo que o vetor a e seus vetores componentes ortogonais aᵪ e aᵧ formem um triângulo retângulo.
...