Surrealismo
Por: Coutynhu • 4/5/2015 • Projeto de pesquisa • 366 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
Surrealismo
O surrealismo veio a partir do principio do automatismo psicólogos do dadaísmo, onde teve uma grande manifestação do surrealismo.
Esse evento ocorreu na França por volta de 1924 e André Breton foi quem começou e comandou o novo movimento quando escreveu seu primeiro manifesto.
O movimento surrealismo tem obras onde não devem nada a razão, a estética ou a ética. Assim todos os artistas surrealistas seguiam o principio das obras serem uma manifestação do subconsciente absurda e ilógica.
Mais tarde o movimento se dividiu em dois cursos. Salvador Dalí trabalhava com a deformidade e justaposição de imagens já conhecidas já outros artistas libertam a mente e dão vazão ao inconsciente sem nenhum controle da razão.
Salvador Dalí é um dos mais conhecidos artistas surrealistas, foi influenciado pelo cubismo de Gris e pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Ao longo do tempo criou um conceito denominado paranoia crítica para definir a atitude de quem recusa a lógica que reage na vida comum das pessoas.
Juan Miró foi um artista de obras impressionista e fauvismo Francês e um grande gênio solitário segundo Breton. Com traços nítidos e formas sinceras na aparência apresentava uma forma amistosa para quem observava. Conseguiu uma precisão gráfica enorme e sua pintura mudou radicalmente.
Dadaísmo
O Dadaísmo foi fundado por artistas auto exilados na suíça por volta de 1914. O movimento tinha como objetivo expressar seus fracassos e suas decepções da religião, ciência e filosofia.
O nome “dada” não significa nada e não ter a menor importância. Eles queriam as artes como libertação dos pensamentos racionalistas, com intenção de sátira e critica a valores tradicionais.
O dadaísmo desapareceu em 1923 dando origem ao surrealismo.
Marcel Duchamp tinha ideias radicas e cheias de provocações foi um dos artistas que começaram o surrealismo
Fez uma bagunça com objetos pegados ao acaso e fazia esculturas com isso, fez varias interferências com grandes obras como forma de desprezo pela arte tradicional
Max Ernest foi um alemão que apropriava se da irracionalidade e todas as artimanhas do subconsciente humano para suas obras. Fez no dadaísmo colagens e fotomontagens com figuras incoerentes e sem sentido. Inventou a técnica que consiste colocar a folha em algum lugar com rugas ou veios e esfregar o lápis, criando uma textura diferenciada e uma relação inconsciente.
...