Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"
Pesquisas Acadêmicas: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariza21 • 30/9/2013 • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 395 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo relacionar a história das tranças de Bintou com o texto uma abordagem integrada da aprendizagem, na síntese reflexiva a seguir está incorporada a importância de se trabalhar as diferenças culturais com as crianças e como o livro pode ajudar, como trabalhar de forma interdisciplinar traz grandes resultados para as aulas ministradas.
1. SÍNTESE REFLEXIVA
Ao trabalhar experiências diversas de maneira interdisciplinar com as crianças, aumenta a possibilidade de aprendizagem.
A educação dos dias de hoje requer uma maior atenção por parte dos educadores, eles que são mediadores de conhecimentos devem se aprimorar a cada dia.
As crianças já carregam consigo seus conhecimentos prévios, que devem ser estimulados e acrescentados por experiências novas, essas que podem ser trabalhadas de maneiras diferenciadas e interligadas.
O trabalho pedagógico na educação infantil integra diferentes áreas de conhecimento. Um determinado assunto pode ser trabalhado em diferentes áreas, como, artes, musicalidade, atividades matemáticas, literárias, psicomotoras e outras.
O trabalho sendo bem desenvolvido pelo educador faz com que a criança desenvolva várias habilidades, como criatividade, raciocínio, noção de tempo e espaço, memorização e comparação.
É importante que a criança desenvolva sua imaginação, mas também tenha noção do real, a história “As tranças de Bintou” permite trabalhar vários conceitos.
As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admirava as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.
A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.
Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e por que não pode fazê-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.
A História permite a exploração de conteúdos sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, as tradição, o que são permitidas a elas naquela cultura, fazendo uma comparação entre as nossas crianças , pois aqui cada vez mais elas tem acesso a diversas áreas de conhecimento e são cada vez mais influenciadas ao consumismo.
Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, trabalhar a diversidade em relação ao cabelo, pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, utilização de pinturas e cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.
Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados, o que requer esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos:
Respeitar o valor de cada um
Desenvolver o raciocínio
Desenvolver a sensibilidade
Desenvolvimento
Ler a poesia “Pessoas são Diferentes” de Ruth Rocha, discutir sobre o assunto, proporcionar momentos de perguntas, depois trabalhar com a poesia de forma fragmentada.Exemplo, na estrofe que diz:
“São duas crianças lindas, mas são muito diferentes! Uma é toda desdentada, a outra é cheia de dentes”, as crianças confeccionarão duas bocas de papel cartão, uma cheia de dentes e outra banguela.
Avaliação
Avaliar o desenvolvimento das crianças durante a atividade, o seu interesse, lembrando que a avaliação é contínua e processual.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA ARTES E MÚSICA
Objetivos:
Aprender
...