Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"
Ensaios: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quedima • 1/10/2013 • 1.623 Palavras (7 Páginas) • 398 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO............................................................3
2-SÍNTESE REFLEXIVA................................................4
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................9
4-REFERENCIAS ..........................................................10
INTRODUÇÃO
O seguinte texto abordará a importância da interdisciplinaridade na educação infantil, tendo como base o texto Uma abordagem integrada da aprendizagem, e o livro infantil As Tranças de Bintou escrito por Sylviane A. Diouf. O mesmo estabelecerá relação bastante significativa entre os dois conteúdos.
Somente com um método de educação planejado e enriquecido poderemos chegar ao objetivo principal que é formar cidadãos críticos e reflexivos, capazes de argumentar e criar, para que isso seja realmente possível, é preciso que existam práticas que façam a diferença na vida das crianças, e a interdisciplinar é um eficaz e ótimo caminho.
O texto uma abordagem integrada da aprendizagem engloba diferentes aprendizagem por intermédio de enriquecermos diversas variedades de conexões e relacionarmos com os estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações para a formação da criança. Aprendizagem é a maneira pela qual se tem uma mudança de comportamento, obtida através de experiências construídas por vários fatores, como por exemplo, o emocional, o neurológico, os relacionamentos e o ambiente em que se está inserido, e o professor é essencial neste processo de aprendizagem dos alunos.
1. SÍNTESE REFLEXIVA
Atualmente o sistema de ensino brasileiro vem passando por processos de mudanças estruturais e conceituais e mediante as exigências sociais que anseiam por uma educação que instrua para a diversidade e a autonomia de reconstrução de conhecimentos e saberes.
A história as tranças de Bintou mostra a história de uma menina que tinha o sonho de ter tranças com miçangas como o da irmã, mas seu cabelo era curto e crespo. Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças, como as diferentes fases da vida( infância, juventude, fase adulta e velhice) e a características de cada uma delas, as possibilidades e os limites, além da comparação entre culturas e povos.Para ter tranças onde Bintou mora é preciso ter uma certa idade é como um ritual. A figura da avó também deve ser destacada o respeito pelos mais velhos como portadores de sabedoria. Os nomes e seus significados também podem ser trabalhados com as crianças, já que vários nomes desconhecidos aparecem na história, pois é comum as crianças receberem nomes em homenagem aos pais, a ídolos, ou a figuras ilustres e que podem ou não expressar herança cultural dos povos de origem de suas famílias e de seus grupos sociais.
O acesso a um ambiente que estimula o respeito a diversidade ajuda a formar jovens mais respeitadores, educados e mais preocupados com a coletividade. Vários elementos podem ser aproveitados na história de Bintou para trabalhar
A história de Bintou mostra a possibilidade de abordar o tema diversidade mostrando a importância de respeitar as diferenças.
A interdisciplinaridade aplicada a um tema e um objetivo ajuda muito na aquisição do conhecimento. O ensino não deve ser individualizado, as disciplinas isoladamente geram comodismo por parte dos alunos.
Provocar na criança curiosidade levando-as as novas descobertas e o papel que se espera de um trabalho interdisciplinar, possibilitando que elas aprendam e interajam desenvolvendo o raciocínio docente deve possibilitar ao educando construir conceitos acerca de sua própria historia através do desenvolvimento de habilidades e competências instrumentalizando-os para serem coautores do processo ensino-aprendizagem.
No texto “As Tranças de Bintou” apresenta características interessantes, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História fala sobre angústias que surgem no processo de crescimento e da pluralidade cultural africana. Em nenhum momento é dito no texto o local onde passa a história, porém, há lacunas que nos levam a entender que a história se passa em uma aldeia localizada na África.
São as ilustrações que situam a história na África traduzindo a beleza, as tradições e encantamentos desta cultura. O colorido do ambiente é um aspecto da diversidade africana e os detalhes dos desenhos informam e acrescentam ao conteúdo escrito. "Podemos encontrar ao longo da história aspectos locais como alimentação, o vocabulário, os nomes próprios, o papel da mulher, o respeito às gerações anteriores, reconhecimento da coragem como virtude, questões do dia a dia do povo e costumes como,”, por exemplo,”, o ritual de batismo.
A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, como,,”por exemplo,”, o fato de que naquele local as meninas não podem usar tranças, enquanto aqui no Brasil, cada vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendências de moda. Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com relação ao cabelo pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, trabalhar as diferenças, utilização de pinturas/cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.
Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados principalmente em turmas que tenham alunos com necessidades especiais; o que requer além do amor e talento, esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Atividade para alfabetização a partir da história “As tranças de Bintou”
Tema: envelope de desejos
Objetivos: Respeito ao próximo
Respeitar
...