TG Historia Da Educação
Casos: TG Historia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirianalegria • 25/6/2014 • 494 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
A importância do conhecimento de história da educação para a formação do pedagogo
A história da educação é de suma importância para a formação pedagógica, porque para resolver problemas atuais, é preciso entender o passado que nada mais é do que a história deste problema como, e onde surgiu.
Por exemplo, cada aluno tem histórias de vida diferente que precisa ser analisada e entendida para que possamos compreendê-los e adequá-los ao nosso modo de trabalho.
Para aprender a realizar as ideias e as propostas educativas e principalmente a percebê-las no tempo certo, tornando aliadas em nosso cotidiano.
Como estamos rodeados de modismo por todos os lados temos que fazer uma avaliação desses e torna-los aliados do estudo e da aprendizagem do aluno.
A história estimula o educador a ter uma visão crítica e reflexiva, ampliando a memória e a experiência, o que permite um maior repertório e uma extrema, diversidade do passado.
Possibilita que o educador tenha noção em relação e sua trajetória em varias época. A formação dos educadores críticos, de uma visão ampla, não ficando restrita ao ambiente escolar, e em que ela é afetada.
Saber o porquê a educação ser como é hoje, o que mudou e o porque mudou. A história da educação esta presente desde o inicio do curso de pedagogia, ou seja, a partir de 1939 era considerada o segundo maior destaque em sua grade curricular.
É importante ressaltar que o processo de ensino e aprendizagem se da pela intervenção do professor aliado ao interesse do aluno.
O professor desenvolve alguns esquemas tendo por objetivo estimular a compreensão de ideias e a organização do cotidiano por parte do aluno.
Para que isso ocorra, é imprescindível o dialogo, a experiência que permite ao docente detectar as dificuldades encontradas em cada um de seus alunos.
Diante de possíveis dificuldades do educando, o professor pode buscar através de diferentes metodologias (recursos audiovisuais, leituras diversas, atividades que estimulem o raciocínio, dentre outras ) caminhos alternativos que permitam a obtenção da aprendizagem.
É importante destacar o fato de que memorizar não é necessariamente aprender, aprendizagem exigirá do contesto acadêmico compreensão, elaboração, sistematização, neste processo de memória é primordial para a constituição do patrimônio cultural do sujeito. Outro ponto positivo de se aprofundar na disciplina é a possibilidade de ampliar uma postura ativa no meio educacional permitindo seu afastamento das relações do senso comum encontradas muitas vezes nas escolas e presentes em grande parte dos indivíduos na sociedade atual.
A escola deve estar aberta para a comunidade, a cultura local e própria de cada aluno e aberta para a realidade que cerca como forma de integrar todo no conceito e elaboração de ensino.
...