Taylor
Resenha: Taylor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessicaneto • 14/9/2013 • Resenha • 421 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Frederick Winslow Taylor, nascido em Germantown, na Filadélfia em 20 de março de 1856 em uma família de classe alta, é considerado o pai da administração científica. Foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, assimilou a disciplina e o respeito a hierarquia. Estudou na Philips Exeter Academy, onde se preparou para o exame vestibular, pois o desejo de seus pais era que ele se formasse em leis na universidade de Harvard. Taylor sempre foi um adolescente compulsivo e estava sempre contando e medindo coisas, para elaborar uma maneira melhor de se fazer algo.
Parou de estudar aos 18 anos quando entrou para uma oficina mecânica, próxima ao local onde morava, lá como aprendiz, trabalhou em máquinas, ferramentas e na fabricação de modelos.
Aos vinte e um anos, Taylor completa sua faculdade de engenharia no Stevens Institute of Technology em New Jersey, enquanto mantinha um emprego em tempo integral. Outro feito de Taylor foi a conquista do torneio de duplas de tênis "US Lawn Tennis Association" utilizando uma raquete por ele projetada.
Apesar de sua excelente formação, Taylor escolheu trabalhar como mecânico na Enterprise Hydraulic Works. Após seu aprendizado do trabalho nas plantas hidráulicas, ele tornou-se um trabalhador comum na Midvale Stell Company. Progrediu rapidamente e em seis anos era Engenheiro Chefe. Sua meta era descobrir a maneira mais eficiente de executar determinadas tarefas. Ele podia ser visto freqüentemente acompanhando de perto o trabalho dos operários, tomando notas sobre a forma como o trabalho era executado e as quantidades produzidas. O trabalho de Taylor acontece em um período da história americana, logo após a guerra civil, onde a indústria vivia intensas mudanças.
Os donos do capital tornavam-se cada vez mais ricos com a produção em massa, e as pequenas fábricas tornavam-se grandes plantas. Por outro lado, o trabalhador recebia muito pouco pelos seus esforços, além de muitos problemas devido as más condições de trabalho. Na época, as gerências trabalhavam com um sistema de bônus de produção que, acreditavam resolveria os problemas e conflitos.
Taylor acreditava que um sistema de bônus somente seria eficaz quando combinado com tarefas cuidadosamente planejadas e facilmente ensinadas. Taylor não somente sabia como planejar o trabalho de maneira eficiente, como também foi um arquiteto de mudanças organizacionais. Em sua concepção, a gerência deveria trabalhar de forma cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho do operário.
O conceito de produtividade estava em achar o desafio adequado a cada pessoa, dentro de seu potencial, então pagando-se bem pelo desempenho superior assim dobrando a produtividade nas empresas.
...