Textos E Generos Textuais
Ensaios: Textos E Generos Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniellefer19 • 27/3/2015 • 2.628 Palavras (11 Páginas) • 345 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
CURSO : Técnico em Secretaria Escolar
DISCIPLINA : Português Instrumental
PROFESSORA - Marcides Janes Chaves Ferraz
ALUNO : Danielle Cristine Fernandes Ribeiro
Podemos dizer que as diferenças entre gêneros textuais e texto existem e são bem importantes.
Contém elementos distintos relacionados de cada um a seguir:
Texto:
Os textos são caracterizados por propriedades lingüísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc.
São eles: narração, argumentação, descrição, injunção/prescritivo e dissertativo.
Gêneros textuais:
Possuem função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural.
Possuem um conjunto limitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função.
São infinitos os exemplos de gêneros.
Podemos entender que texto é a decodificação de signos linguísticos interpretados de acordo com o nível de conhecimento de cada indivíduo. O texto é a forma de expressão das idéias, dos pensamentos seguindo padrões e normas de uma língua. Deve seguir uma estrutura, uma forma linguística (regras), um padrão de norma culta (escrita ou falada).
O texto deve seguir uma coesão, uma seqüência lógica, uma ligação entre as palavras tornando claro e objetivo o seu conteúdo. É necessário coerência para compreensão, interpretação e entendimento das palavras. O texto é uma mensagem, é uma informação é um ato de reflexão.
O tipo textual é a forma ou estrutura das seqüências lingüísticas encontradas em cada texto.
Agora os vejamos mais detalhadamente começando pelo:
Classificação dos textos:
Texto narrativo: o texto pode ser uma narrativa. As narrativas são umas seqüências de acontecimentos, reais ou imaginários. Podemos narrar fatos que marcaram a nossa infância ou qualquer acontecimento que queremos registrar por meio da escrita – texto.
Existem três tipos de foco narrativo:
-Narrador-personagem: é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa.
-Narrador-odservador: é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece e transmite ao leitor, a história e contada em 3ª pessoa.
-Narrador-onisciente: é o que sabe tudo sobre o enredo e as personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos íntimos. Narra em 3ª pessoa e sua voz, muitas vezes, aparece misturada com personagens (discurso indireto livre).
O texto narrativo costuma a apresentar a esta estrutura:
Apresentação: é a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstancias da história, como o momento e o lugar onde a ação se desenvolverá.
Complicação: é a parte do texto em que se inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.
Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável.
Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.
Um fragmento de exemplo texto de narrativa:
O coveiro
Millôr Fernandes
“Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas de repente, na distração do oficio que amava, percebeu que cavava demais. Tentou sair da cova e não conseguiu.
Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém....”
Texto descritivo: como menciona o nome, é um texto que descreve. É o contar minuciosamente sobre um objeto, pessoa, animal ou assunto. Encontramos o uso predominante do adjetivo. O texto descritivo pode ser denotativo ou conotativo. No sentido denotativo usamos a linguagem clara e objetiva. Já no sentido conotativo usamos várias figuras de linguagem dando sentido figurado e até mesmo pejorativo.
Na descrição o ser e o ambiente são importanrtes. Assim o, substantivo e o adjetivo devem ser explorados para traduzirem com ênfase uma impressão.
A descrição posde ser objetiva, dando destaque para os elementos característicos daquilo que se descreve e subjetiva, quando as impressões, sensações e emoções do autor também são apresentadas interferindo, modificando as características daquilo que esta sendo apresentado.
Um fragmento de exemplo de texto descritivo:
Motivo
Cecília Meireles
"Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico......”
Texto argumentativo:
É o texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela.
Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.
TESE, ou proposição, é a idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.
...