Tipologia Textual
Artigos Científicos: Tipologia Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deborarvital • 27/5/2013 • 830 Palavras (4 Páginas) • 1.165 Visualizações
TIPOLOGIA - São textos limitados e podem serem usados mesclados. Ex.: e-mail, receitas, blogs etc..
GÊNERO DE TIPOLOGIA Estima-se, aliás, que existam mais de 5 mil gêneros em circulação na sociedade atual. Os gêneros do discurso fazem parte, portanto, de nosso dia a dia.
Definições de gêneros
Narrativo - Fatos, história, fato, época, personagens etc. Ex. Jornal
Descritivo - É CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie. Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar" com palavras.
Ex.: o pássaro é azul.
Dissertativo - Discute idéias polêmicas, onde vc expõe suas opiniões do que vc acha e pensa. Ex.: Pedro é uma pessoa singular; é lindo inteligente e sensível ( expus minha opnião que eu acho) Rsrsrs
Argumentativo - é qdo se tem como objetivo persuadir (convencer) alguém das nossas idéias. Ex.: Faz dieta que vc emagrece rapidinho.
Injutivo - É qualquer texto que tenha a finalidade de instruir o leitor. Por esse motivo, sua estrutura se caracteriza por verbos no imperativo: ordenando ou sugerindo.
Ex.: bula de remédio e horóscopo
Crônica - Éuma narração que segue uma ordem tempora. característica de fatos do cotidiano com uma linguagem informal, que é narrada com humor.
Conto - É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa.
A linguagem é simples e direta, não se utiliza de muitas figuras de linguagem ou de expressões com pluralidade de sentidos.
PARÁGRAFO - Para que serve? Para ñ tornar o texto cansativo
ESTRUTURA DO PARÁGRAFO
A estrutura da maioria dos parágrafos (denominado parágrafo-padrão) organiza-se em três partes: introdução, desenvolvimento e, mais raramente, conclusão. Cabe lembrar que não há um modo rígido para a construção de um parágrafo. Tudo depende da natureza do assunto, do tipo de composição e, principalmente, das preferências de quem escreve. Portanto, o parágrafo na prática não tem regras inflexíveis de aplicação. Mas não há dúvida de que a maioria é assim estruturado, pois é o método mais adequado para assegurar a unidade e coerência do parágrafo.
a) A Introdução é constituída de um ou dois períodos, quase sempre breves, que encerram a idéia central ou a idéia-núcleo, definindo o seu objetivo. A essa idéia-núcleo dá-se o nome de tópico frasal, que pode, não raro, ele mesmo representar sozinho todo o parágrafo:
No texto exemplo, a oração [vida é dor], introduz o assunto e governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos. É o roteiro do escritor na construção do parágrafo.
b) O Desenvolvimento consiste na explanação da idéia-núcleo, ou seja, o desenvolvimento de idéias secundárias que fundamentam ou esclarecem o tópico frasal:
=> [...], e acordo com dor de dentes. O dia é belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a mim, choro de dor. Choro também por outras razões, mas principalmente de dor.
c) A Conclusão nem sempre está presente no parágrafo, especialmente nos mais curtos ou naqueles em que a idéia central não apresenta maior complexidade. A conclusão retoma a idéia central, levando em consideração os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.
=> Choro também por outras razões, [mas principalmente de dor].
RACIOCÍNIO INDUTIVO
Parte de premissas para chegar a conclusão. Que são preposição afirmativas que servem de base para uma conclusão.
Ex. O ferro conduz eletricidade.
RACIOCÍNIO DEDUTIVO
Que faz uso da dedução para obter uma conclusão. Respeito de determinada premissa.
Ex.: todos os homens sao mortais. - premissa 1
Sócrates
...