Tipos De Fatores De Coerência, Coerência, Tipologia Textual E gêneros Textuais
Artigo: Tipos De Fatores De Coerência, Coerência, Tipologia Textual E gêneros Textuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Emillerosa1234 • 21/3/2014 • 332 Palavras (2 Páginas) • 5.317 Visualizações
Na aula quatro conhecemos os diferentes tipos de fatores de coerência, a coerência tem a ver com a harmonia das informações que tem de estar organizadas de modo que façam sentido para quem lê, de forma que não haja contradições ou erros que gerem incompreensão, mal-entendido ou até mesmo falha na comunicação. Os tipos de coerência são:
Coerência Semântica: Ocorre quando os significados das palavras se completam dentro de um texto.
Coerência Sintática: ocorre quando utilizamos corretamente os meios sintáticos para expressar a coerência semântica. Ou seja, quando empregamos conectivos, pronomes adequadamente.
Coerência Estilística: Vem da utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto.
Coerência Pragmática: ocorre quando uma sequência de atos de fala se realiza de forma apropriada.
Outra Informação importante sobre coerência é que esta se estabelece por uma série de fatores que afetam os possíveis sentidos de um texto: o conhecimento linguístico, o conhecimento de mundo, o conhecimento partilhado, inferência, contextualização, situacionalidade, informatividade, focalização, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade.
Na aula cinco aprendemos sobre tipologia textual e gêneros textuais. Gêneros Textuais podem ser encarados como as diversas formas que um texto assume para informar, alguns exemplos são a poesia, notícia, publicidade, carta e charge. E a tipologia textual pode ser definida como a estrutura composicional da língua: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
Narração: conta um fato, que pode ser ou não inventado. Esse tipo de texto compõe-se de personagens, tempo e lugar. Normalmente, os verbos utilizados estão no tempo passado.
Argumentação: é um tipo de texto através do qual o emissor da mensagem tenta convencer o ouvinte/leitor. O texto argumentativo defende uma ideia específica.
Exposição: é um tipo de texto que apresenta uma ideia, uma reflexão, um conhecimento, uma explicação sobre um objeto (pessoa, fato, circunstância). Como traz informações específicas sobre um tema, também é chamada de texto informativo.
Descrição: apresenta um objeto do discurso (pessoa, coisa, circunstância, fato etc.), realçando suas características e pode ser objetiva ou subjetiva.
Injunção: é uma tipologia textual que se caracteriza por determinar, indicar, orientar como se realiza uma ação.
...