Trabalho de História - Consequências da mineração - 5º ano
Por: Flávia Galdino • 4/3/2022 • Trabalho acadêmico • 757 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
NOME: Professora: | Turma: 5º ANO | ||
2º BIMESTRE | ESTUDO DIRIGIDO AV1 | VALE: 10 PONTOS | NOTA: |
LEIA O TEXTO ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA ÀS QUESTÕES.
CONSEQUÊNCIAS DA MINERAÇÃO
NOVAS CIDADES, NOVOS HÁBITOS.
A
Pesar de existirem algumas cidades e várias vilas, no Brasil colonial a maior parte da população vivia em áreas mais afastadas, ligadas à fazendas – como os engenhos de açúcar ou as fazendas de criação de gado. A intensa migração de pessoas para a região das minas incentivou o surgimento de vilas cada vez maiores, que se transformaram em cidades.
Vila Rica, atual Ouro Preto, era uma das mais importantes cidades da região mineradora. Ainda hoje é possível observar nela construções no estilo colonial, ruas com calçamento de pedra e até mesmo antigas áreas de mineração.
Essas cidades abrigavam também a administração portuguesa, que se fortaleceu nas áreas de mineração. Assim, as vilas ganharam policiamento, autoridades locais, Casas de Câmara e Cadeia, entre outros símbolos de autoridade. Além das pessoas que enriqueciam com a exploração de ouro, havia nas cidades da região uma classe social que se destacava por seu poder político.
As cidades eram abastecidas por comerciantes advindos de diferentes partes da Colônia – como os tropeiros ou os vaqueiros que traziam gado. Vinham também produtos trazidos da Europa, e tentavam reproduzir modelos de vida mais refinados, semelhantes aos das cidades de Portugal.
A arquitetura em cidades como Vila Rica era vistosa. Seguindo a tradição bastante forte da religiosidade portuguesa, foram construídas diversas igrejas, nas quais se mostrava a riqueza da região. A marca da cultura barrocada época colonial era o estilo rebuscado, com muitos adornos em ouro e pinturas coloridas.
As igrejas coloniais das cidades mineradores eram adornadas com luxo, em comparação aos padrões brasileiros, e refletiam uma cultura bastante característica dessas novas cidades brasileiras.
Muitos habitantes ricos da região enviavam seus filhos (em geral, apenas os homens) à Europa para estudarem lá, pois no Brasil existiam poucas escolas e não havia universidades. Os estudantes, então, entravam em contato com a cultura europeia e traziam muitos livros, obras de arte e referências culturais para o Brasil. Foi na região mineradora, por exemplo, que se desenvolveu um estilo literário pela primeira vez: o Barroco.
Responda às questões abaixo consultando o texto acima, a FC1 e a apostila.
- Por que a migração de portugueses para o Brasil aumentou depois da década de 1690? (Vale 1 ponto)
R= A descoberta do arquipélago da Madeira, na primeira metade do século XV, aumentou o fluxo migratório.
- Como eram as igrejas das cidades mineradoras? (Vale 1 ponto)
As igrejas coloniais das cidades mineradores eram adornadas com luxo, nas quais se mostrava a riqueza da região. A marca da cultura barrocada época colonial era o estilo rebuscado, com muitos adornos em ouro e pinturas coloridas.
- Qual era a função das casas de fundição? (Vale 1 ponto)
As casas de fundição recolhiam o ouro extraído polos mineiros, purificavam-no e o transformavam em barras, nas quais eram aposto um cunho que a identificava como "ouro quintado" isso é do qual já fora deduzido o tributo do "quinto".
...