Trabalho de sociologia 3º colegial
Por: graziellesatel • 1/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 421 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
1-
2- Os dominados criam rupturas na ideologia do dominante quando vão contra ela, quando tem uma ideia opositora a do dominante e busca defende-la, fazendo manifestações e movimentos contra a classe dominante.
3- Estão ligados a dominação ideológica e o interesse do indivíduo, buscam através desses o reconhecimento, a luta pelos seus direitos e condições de vida melhores, mantendo uma ideologia diferente da classe dominante.
4-
5-
6- Hobbes defendia a política absolutista, o poder concentrado nas mãos de uma só pessoa, no caso, o Rei.
7- Locke acreditava que o governante deveria seguir as leis como o povo, defendia o governo democrático.
8- O fato de existirem leis não significa que perdemos a liberdade, mas sim que, caso façamos algo que seja contra a lei, seremos punidos com as devidas consequências. Todos possuem o direito de ir e vir, e devem usa-lo de maneira que não ultrapasse o direito do próximo.
9- O papel do contrato social é criar o Estado Civil, no qual os homens podem proteger a liberdade e igualdade que possuem por natureza. A união de forças e interesses será sempre elemento determinante no que se refere ao contrato social. Portanto, o contrato social não é instituído por uma soma de indivíduos, mas pelo consenso geral entre todos.
10- Rousseau defendia a democracia, onde o povo tem o direito de participar das escolhas do governo e o governante deve seguir as leis e beneficiar o povo, caso contrario deverá ser substituído ainda que seja um monarca.
11- Monarquia é a mais antiga forma de governo ainda em vigor. Nela, o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de Estado dessa forma de governo recebe o nome de monarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A eles, o dever real de governo, é reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.
12- Aristocracia: é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo, normalmente, as pessoas desse grupo são da classe dominante, da nobreza, como grandes proprietários de terra (latifundiários), militares, sacerdotes, etc.
Oligarquia: é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico. A oligarquia é um pequeno desvio da Aristocracia.
Democracia: é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos.
13-
...