Tragédia Conceito E Exemplo
Artigos Científicos: Tragédia Conceito E Exemplo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juliana111 • 8/12/2014 • 544 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Tragédia
Do latim tragoédia, o termo tragédia, está associado a um gênero literário e artístico do mesmo nome.
Trata-se do tipo de obra dramática com ações fatais que causam espanto e compaixão. As personagens de uma tragédia deparam-se inevitavelmente com os deuses ou com diversas situações da vida, em fatos que os levam á fatalidade. A personagem principal da tragédia costuma terminar morta ou destruída mortalmente.
Romeu e Julieta
A ação transcorre em Verona, onde Capuletos e Montéquios, duas famílias poderosas, eram inimigas de morte, vivendo em constantes contendas entre seus membros, das quais participavam os senhores e até seus serviçais. Essas querelas tumultuavam a vida dos demais habitantes da cidade. Escalo Príncipe de Verona, cansado desse ambiente, ao ter que intervir mais uma vez em uma briga entre as famílias em praça pública, declara que, dali em diante, todo aquele que atentasse contra o sossego e a paz da cidade teria como castigo a morte. Romeu, filho de Montéquio, é objeto de preocupação do pai por estar visivelmente mergulhado em profunda melancolia. Benvólio, primo de Romeu, promete a Montéquio que vai procurar descobrir a razão de tal sofrimento. Romeu, apaixonado pela bela jovem Rosalina, sobrinha de Capuleto, que não lhe corresponde, é abordado por Benvólio a quem confessa ser incapaz de aplacar sua dor de amor porque não existe outra mulher tão bela digna de sua paixão. Enquanto conversam, descobrem casualmente que os Capuletos darão uma festa. O primo convence Romeu a ir encoberto por uma máscara à festa, onde poderá comparar a beleza de Rosalina à das outras jovens, para poder constatar que ela não é única. Romeu aceita o conselho e vai à festa. Consegue entrar na casa dos inimigos da sua família e, observando às jovens presentes, se depara com uma de extrema formosura, mas logo se desaponta com a inutilidade de sua nova paixão porque fica sabendo que se trata de Julieta, filha de Capuleto. Entretanto, Julieta também se sente atraída pelo jovem que a observa e, perguntando por seu nome intera-se de que é um inimigo de sua família, com quem o pai nunca permitiria o casamento. Teobaldo, primo de Julieta, reconhece Romeu e denuncia sua presença ao velho Crapuleto. Este respeitador ferrenho das regras de hospitalidade proíbe Teobaldo de qualquer atitude a respeito.
Absolutamente tomado pela paixão, Romeu consegue penetrar no jardim da casa dos Capuletos, onde, num balcão frente à janela de seu quarto, Julieta confessa às estrelas sua paixão por Romeu. Romeu então revela sua presença à Julieta e, completamente envolvidos pela paixão trocam juras de amor. Por fim, resolvem casar-se. O casamento é realizado no dia seguinte, na cela de Frei Lourenço, amigo de Romeu. O padre franciscano acredita que, com aquele enlace, seria feita a paz entre as famílias.
Entretanto, a carta de Frei Lourenço colocando Romeu a par da trama não chega às suas mãos. O jovem esposo fica sabendo da morte de Julieta através de outra fonte e, desesperado, compra um veneno mortal e retorna a Verona. Vai ao túmulo dos Capuletos e encontra-se com Paris que havia ido levar flores para a noiva morta. Trava se uma luta violenta que termina com a morte de Páris. Romeu entra no mausoléu e bebe o veneno e morre diante do que julga
...