VIVENCIANDO A GESTÃO NO ESPAÇO EDUCATIVO
Ensaios: VIVENCIANDO A GESTÃO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayla • 8/10/2013 • 3.108 Palavras (13 Páginas) • 393 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
AlDILÉIA SILVA DE SOUZA, ANDREIA DE ALMEIDA MACHADO, CARLA CRISTIANE ALMEIDA SOARES DA SILVA, MONICA RAINHOLZ.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO ESTÁGIO :VIVENCIANDO A GESTÃO NO ESPAÇO EDUCATIVO
Vilhena
2013
AlDILÉIA SILVA DE SOUZA, ANDREIA DE ALMEIDA MACHADO, CARLA CRISTIANE ALMEIDA SOARES DA SILVA, MONICA RAINHOLZ.
Produção textual Interdiciplinar Coletiva do 5°
SEMESTRE apresentado a Universidade Norte do Paraná,
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Ana Paula de Oliveira Regiole Pataro
Tutor de sala: Leonir Aparecida Flores
Vilhena
2013
INTRODUÇÃO
Na realização do nosso trabalho cada uma ficou responsável pelo cumprimento de uma tarefa. Monica e eu ficamos responsáveis por ir à escola e colher os dados necessários para a realização do mesmo.
Na fase seguinte passamos os dados pesquisados para Aldiléia e Andreia, explicamos que o maior problema que a escola estava enfrentando no momento era a indisciplina, então fomos nos fundamentar no tema, fazer uma pesquisa teórica.
Encontramos-nos uma vez menos a Andreia que não mora em nossa cidade, mas isso não atrapalhou na sua colaboração que através de Email colaborou para que o trabalho fosse feito.
Com todas as bases para a realização do trabalho em mãos organizei o trabalho para poder enviar.
A escola escolhida foi a Escola Municipal de Educação Intantil e Ensino Fundamental Professora Noemia Barros Perreira se localiza no bairro Bodanese, com turnos matutino e vespertino, os cursos ofertados são na educação infantil creche III, pré I,pré I, ensino fundamental 1ª ano, 2ª ano.Com carga horaria de 4 horas para cada turno, com 212 dias letivos, tendo 12 professores.
A função social da intituição é de oportunizar uma educação que ajude as crianças em seu desenvolvimento piscicologico ,social e fisica, e atraves de novos conhecimentos transformar a realidade em que vivem.
Problema levantado no contexto da escola.
A maior preocupação e o problema na escola que nos foi passado é a indisciplina das crianças, acompanhada pela falta de limites, e de tolerância com o próximo, indícios apontam que esse ano o problema se agravou de tal forma que a gestão da escola junto com os professores estão muito preocupados porque tal problema tem afetado a convivência na escola e com os familiares e a comunidade, e a pergunta que nos vem é,como resolver ou minimizar tal problema ?
A equipe gestora tem se sentido sobre carregada pelo motivo dos pais estarem transferindo a responsabilidade da formação moral dos filhos para a escola, indícios nos é apresentado que a raiz problema é a desestrutura familiar, é algo que vem sendo gerado nos lares dessas crianças.
Os atos definidos como indisciplina pela gestão da escola são os seguintes atos cometidos pelas crianças exemplo: falar ao mesmo tempo em que o professor; tumultuar as aulas; responder com grosserias; brigas frequentes entre alunos; bagunça; desobedecer às regras propostas; não fazer as tarefas escolares.
A equipe Pedagógica da escola é formada pela orientadora é um órgão responsável pela coordenação e implantação da proposta pedagógica da escola fazendo uma ponte entre as propostas e os professores, a orientadora ajuda no funcionamento da instituição no desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Ela esta direcionada a atender aos pais e alunos, trabalha na orientação para um melhor aproveitamento das atividades escolares, está sempre contribuindo para que o aluno seja avaliado no processo pedagógico como um todo, visando sempre o replanejamento da avaliação, contribuindo sempre na aprendizagem do aluno, bem como a construção de sua identidade pessoal e grupal para que se torne um individual capaz de exercer sua plena cidadania.
O campo de intervenção é a escola, situada em um bairro de classe média baixa, onde a maioria das crianças são filhos de pais separados, com pouca ou nem uma escolaridade, e que pouco participam da vida escolar de seus filhos, a estrutura escolar está longe de ser o melhor que as crianças necessitam, e os recursos materiais são poucos tendo que se virar com o que tem.
Os objetivos que pretendemos alcançar é utilizar maneiras de positivas de orientar os professores a reconhecerem que existe uma ordem a ser seguida na escola não para adestrarem as condutas das crianças, mas para que haja um bom entendimento de todas as partes e que todos tenham vez, considerar cada incidente em que a ordem é manchada, em relação aos envolvidos no acontecimento, pesquisar a causa do comportamento que é considerado como indisciplinas de forma objetiva e racional ao invés de julgar o aluno e dar a sentença de indisciplinado e nada mais têm a fazer a não ser dar broncas e repreender tal comportamento sem querer saber qual é a procedência.
A expectativa no geral é de poder ter uma clareza quanto à indisciplina dos alunos, ter uma clareza sobre os sentidos atribuídos por professores ao “fenômeno indisciplina na escola”.
As estratégias que acreditamos ser coerentes para este tema é trabalhar com o professor em primeiro lugar, sobre a indisciplina e procurar em fontes (livros, artigos, teses) o que é indisciplina? E porque tanto ela tem estado presente nas escolas de modo geral, procurar saber qual é
...