Visão
Seminário: Visão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarinha123forte • 25/10/2013 • Seminário • 988 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
Visão física: Nada vive isolado na natureza. Tudo está inter-rela-cionado. Assim como influenciamos no meio, somos influenciados por ele. Um ser depende do outro para sobreviver. Não existem seres mais ou menos im¬portantes para o conjunto da vida no pla¬neta. A única coisa importante é a rede de relações que todos os seres vivos mantém entre si e com o meio em que vivem. Rom¬pida esta "teia", ou diminuída em sua capaci¬dade, a vida corre perigo.
Visão cultural: O meio ambiente não é constituído apenas pelo mundo natural, onde vivem as plantas e os animais, mas também pelo mundo construído pelo ser humano, suas cidades, as zonas rurais e urbanas. Estes dois mundos relacionam-se e influenciam-se re-ciprocamente. Somos resultado dessas duas evoluções, a natural e a cultural.
Visão político-econômica: O poder não está distribuído de maneira igual por toda a humanidade, sendo diferente, portanto, a distribuição das responsabilidades de cada um pela destruição do planeta e pela construção de um mundo melhor. Cada cidadão pode e deve fazer a sua parte, mas os empresários, políticos, administradores públicos, etc., têm uma responsabilidade muito maior. Atrás de cada agressão à natureza estão interesses sócio-econômicos e culturais de nossa espécie, que usa o planeta como se fosse uma fonte inesgotável de recursos. As relações entre a espécie humana e a natureza estão em desequilíbrio por que refletem a injustiça e desarmonia das relações entre os indivíduos de nossa própria espécie.
Visão ética: A mudança para uma relação mais harmônica e menos predatória e poluidora com o planeta e as outras espécies depende de todos, mas especialmente começa em cada um de nós, individualmente, através de dois movimentos distintos: um para dentro de nós mesmos e de nossa família, com adoção de no¬vos hábitos, comportamentos, atitudes e valores; e outro para a sociedade em torno de nós, buscando a união com outros cidadãos para influir em políticas públicas e empresariais que levem em conta o planeta, a qualidade de vida, a justiça social.
Logo, por mais que o ensino para o meio ambiente mude de lugar para lugar, em função das diferentes realidades, alguns princípios estão presentes praticamente em todas as situações, tais como:
Defina palavras e conceitos
Defender a natureza, a flora e a floresta, o meio am¬biente, a ecologia. Preservar os ecossistemas e os habitats, combater a depre¬dação dos recursos naturais, a poluição de ma¬nanciais e do lençol freático. São palavras e conceitos que se tornaram comuns hoje em dia, mas afinal, do que se trata? É preciso definir o que se está falando, tomando o cuidado de não cair num tecnicismo que distancie o aluno da ação transformadora que ele precisa empreender como cidadão de seu tempo.
Mostre a importância
Por mais sério que seja, ninguém consegue ter a sen¬sação de im¬portância por uma coisa abstrata, fora de sua reali¬dade. Antes de se importar com a sobrevivência das outras espé¬cies, o aluno precisa es¬tar consciente de sua própria importân¬cia, sua capacidade de interferir no meio ambiente e de agir como cidadão. Afinal, como respeitar es¬pécies consideradas inferiores se o aluno percebe que não há respeito entre os indivíduos de sua própria espécie?
Estimule a reflexão
A cada ação deve corresponder uma reflexão, pois não é possível pretender transformar o mundo ou criar uma relação mais harmônica com a natureza ou os outros indivíduos de nossa própria espécie baseando-se apenas noacademicismo, onde se acumula um volume imenso de conhe¬cimentos e informações sem que isso reverta em melhoria das condições de vida; ou no tare¬fismo, onde se procura transformar o mundo pela ação direta, como se nosso esforço fosse o suficiente para
...