ÉTICA E ECOLOGIA DESAFIOS DO SÉCULO XXI
Por: Lú Cardoso • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 873 Visualizações
[pic 1]
Curso: Gestão Ambiental
Disciplina: Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas
Docente: Ricardo De Souza Rodrigues
Discente: Nilzete Pires Dos Santos Cardoso
ÉTICA E ECOLOGIA DESAFIOS DO SÉCULO XXI
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
O documentário "Ética e Ecologia: desafios do século XXI" é narrado pelo teólogo Leonardo Boff e produzido com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Ingá. 2010.
APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centrosde estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha). É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa desua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio Nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award). É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.
DESENVOLVIMENTO
O documentário retrata a ética e a ecologia como as estruturas fundamentais, devem ser interligados, tendo assim uma melhor interação entre homem e natureza. O documentário mostra as grandes crises, os princípios da ética, as ideias fundamentais e as qualidades necessárias do homem. Como a crise político-social, água potável, ecologia, os cuidados, respeito, solidariedade, bem comum, a sustentabilidade, hospitalidade, compaixão, sensibilidade com as causas.
Leonardo Boff tem a necessidade de tentar fazer o homem ter uma visão mais detalhada, critica e racional da posição que encontra o nosso planeta, tentando coloca-lo no lugar do outro, para agir com ética em suas relações. Ele mostra que necessitamos de ética, para nos relacionarmos com a natureza, planeta e com o outro, de cuidar e usar a natureza de forma inteligente e sustentável, usufruindo apenas do que precisamos, garantindo o futuro.
Boff usou de forma racional e logica, tentar mudar a visão, pensamento, a opinião de quem assiste o documentário, usando uma ética filantrópica, a necessidade de ter o bem mais perto, as diferenças. Ele argumentou de forma inteligente e organizada, mostrando ideias suficientes para novas percepções sobre os valores que precisam ser modificados e aceitos.
Sendo um assunto de grande importância na atualidade, a ética e ecologia precisam ser debatidas com mais frequência, não adianta mostrar ideias e discursos brilhantes se não forem colocados em prática. O documentário mostra que é possível a mudança e só depende das nossas atitudes, de tentarmos sermos mais humano e com atitudes sustentáveis.
...