3 Dos Autores Pilares Da Administração E Suas Teorias:
Ensaios: 3 Dos Autores Pilares Da Administração E Suas Teorias:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: afsantos168 • 30/3/2014 • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 481 Visualizações
3 dos autores pilares da administração e suas teorias:
Idalberto Chiavenato:
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção,
tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou
seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a
outro.
Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias.
Marco Aurélio Valério Maximiano Hercúleo Augusto:
Segundo Maximiano, administrar é um trabalho em que as
pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros
(organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas
metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e
que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a
execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as
quais o ato de administrar estaria incompleto.
Jules Henri Fayol:
Para Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos que sempre exigem algum grau de planejamento e organização comando, coordenação e controle.
CAPITULO 6
PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO.
NOSCE TE IPSUM – COMPREENDENDO O INDIVIDUOS E SEU COMPORTAMENTO
Compreendendo o individuo e seu comportamento procura, inicialmente, dar uma visão ampla do comportamento individual, apoiada na abordagem sistêmica, para depois explorar quatro tópicos julgados relevantes na influenciarão ou condicionamento do comportamento dos indivíduos, a saber:
• Personalidade;
• Percepção e concepção humanas;
• Motivação nas organizações;
• Stress e seu controle.
Os quatros tópicos estão intimamente relacionados. Cada um deles contribui para nossa compreensão da área do comportamento geral, e para a do comportamento do individuo, nas organizações, em particular.
COMPORTAMENTO: UMA VISÃO GLOBAL
• O homem com um ser transacional, isto é, que não só recebe inputs do ambiente e reagem aos mesmos, mas também adota uma postura proativa, antecipando-se e muita vez ate provocando mudanças que ocorrem neste mesmo ambiente.
• O homem com um comportamento dirigido para um objetivo, oque significa que o homem e capaz de ter objetivos ou aspirações e de grandes doses de esforços no sentido de alcança-los.
• O terceiro aspecto da estratégia, segundo autores, esta voltada para o conteúdo mental do homem e a forma como tal conteúdo e adquirido.
As estratégias de sistema assim aberto vê o homem dirigido para os objetivos independente do meio físico e social, e ativamente envolvido em transações com este ambiente na medida em que ele persegue os seus objetivos. Isso exige não só que o homem desenvolva capacidades mentais de procedimentos – de pensar, decidir, etc.
Não só a cultura e a estrutura social atuam sobre o individuo, mas também seu próprio desenvolvimento, aprendizado e maturação acarretam cerca de distinção e singularidade que lhe conferem uma identidade peculiar.
CAPITULO 11
FORMAÇÃO DOS GRUPOS.
E possível que um grupo, formado em um mero agregado de pessoas, venha a se transformar em um grupo psicológico ou equipe, em virtude de um evento externo significativo: um incêndio, uma inundação ou algo de muito impacto, como o furacão Katrina que causou enorme destruição no sul dos Estados Unidos, especialmente na cidade de Nova Orleans. O perigo iminente faz que existam interações interpessoais que de outra forma provavelmente não ocorreriam e provoca também o surgimento de lideranças não esperadas. O problema comum, a ameaça a sobrevivências de todos tornam-se o fator agregador.
QUAIS AS VENTAGENS DE TRABALHAR EM GRUPO
Na medida em que as organizações apresentam tamanho e complexidade crescentes, surge a necessidade de integrar o trabalho de diferentes indivíduos no grupo, e os vários grupos, por sua vez, na organização. Mohrman propõe uma lista de vantagens das operações realizadas em grupo:
• Permite que as organizações desenvolvam e entreguem produtos e serviços com maior rapidez e com menor custo, ao mesmo tempo em, que mantem qualidade.
• Permite que as organizações aprendam e retenham o conhecimento de uma forma mais eficaz.
• O tempo de produção pode ser reduzido, caso o trabalho gerado simultaneamente pelos indivíduos possa ser produzidos
...