5 Peiodo Contabilidade
Monografias: 5 Peiodo Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priemayara • 8/5/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
2.1 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDUSTRIA COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMERCIO VAREJISTAVejamos, o CPC tornou obrigatória a demonstração do resultado abrangente. Vejamos:
A entidade deve apresentar todos os itens de receita e despesa reconhecidos no período em duas demonstrações: demonstração do resultado do período e demonstração do resultado abrangente do período. (CPC 26, item 81)
Simples e já previsto pelo O CPC 26, e aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade:
A partir do lucro liquido indicado na demonstração do resultado. A demonstração do Resultado Abrangente começa com o resultado líquido e inclui os outros resultados abrangentes.
A demonstração do resultado abrangente deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas:
(a) Resultado líquido do período;
(b) Cada item dos outros resultados abrangentes classificados
conforme sua natureza (exceto montantes relativos ao item (c));
(c) Parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial; e
(d) Resultado abrangente do período.
Outros resultados abrangentes do período (BRASIL, 2009).
Notamos também que há algumas exigências além dessas. A saber:
A entidade deve divulgar o montante do efeito tributário relativo a cada componente dos outros resultados abrangentes, incluindo os ajustes de reclassificação na demonstração do resultado abrangente ou nas notas explicativas.
Os componentes dos outros resultados abrangentes podem ser apresentados:
(a) líquidos dos seus respectivos efeitos tributários; ou
(b) antes dos seus respectivos efeitos tributários, sendo apresentado em montante único o efeito tributário total relativo a esses componentes.
A entidade deve divulgar ajustes de reclassificação relativos aos componentes dos outros resultados abrangentes.
Na prática o resultado abrangente visa apresentar os ajustes efetuados no Patrimônio Líquido como se fosse um lucro da empresa.
Vejamos por exemplo:
A conta ajuste da avaliação patrimonial registra as modificações de ativos e passivos a valor justo, que pelo princípio da competência não entra na DRE, no entanto, no lucro abrangente estas variações serão computadas, a fim de apresentar o lucro o mais próximo da realidade econômica da empresa (LUNELLI, 2012).
...