A Alopecia Androgenetica Masculina
Por: Gabriela Alves • 8/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.181 Palavras (9 Páginas) • 188 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
RIO CLARO
PROJETO DE PRÁTICA
ALOPECIA ANDROGENÉTICA MASCULINA
AMANDA FERNANDA DE CARVALHO 8049342
BIANCA DANIELE DOS SANTOS 8051293
GABRIELA ANDRADE ALVES 8052242
KENDRA CAROLINA SULATO 8036052
STELLA DE ANDRADE GUARNIERI 8049965
BACHARELADO EM ESTÉTICA
4° SEMESTRE/2019
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
RIO CLARO
PROJETO DE PRÁTICA
ALOPECIA ANDROGENÉTICA MASCULINA
AMANDA FERNANDA DE CARVALHO 8049342
BIANCA DANIELE DOS SANTOS 8051293
GABRIELA ANDRADE ALVES 8052242
KENDRA CAROLINA SULATO 8036052
STELLA DE ANDRADE GUARNIERI 8049965
Projeto de prática apresentado à disciplina de Cosmetologia Aplicada do curso de Bacharelado em Estética com o tema Alopecia Androgenética masculina.
ALOPECIA ANDROGENÉTICA MASCULINA
Amanda Fernanda de Carvalho, Bianca Daniele dos Santos, Gabriela Andrade Alves, Kendra Carolina Sulato, Stella de Andrade Guarnieri.
Danila Aparecida Buoro Scatolin
Resumo
A alopecia androgenética masculina é a perda de cabelo que afeta principalmente a parte superior e frontal do couro cabeludo. É uma patologia que acomete principalmente os homens e as mulheres são prejudicadas com menos frequência. Embora não prejudique a saúde, a perda do cabelo pode interferir na qualidade de vida do indivíduo, sendo capaz de desencadear transtornos psicológicos e baixa autoestima. É possível realizar o tratamento com produtos como Minoxidil, que tem a função normalizar o ciclo do folículo, e até mesmo ativos naturais como a argila verde, ginseng e óleo essencial de alecrim, que colaboram para a saúde dos cabelos. O tratamento foi realizado no decorrer de cinco semanas. Os resultados alcançados foram satisfatórios, porém são necessárias mais pesquisas nessa área.
Palavras-chave: Alopecia androgenética masculina; Saúde capilar; Terapia capilar.
- INTRODUÇÃO
Atualmente há uma supervalorização dos cabelos, sua importância vai além de estética, afeta a autoestima do indivíduo. Para algumas religiões, os cabelos possuem diferentes significados, podendo ser sinal de poder e força e, se raspado, significará abnegação, renúnica às vaidades do mundo. Quando há a queda dos fios o indivíduo sofre um impacto emocional muito grande, sendo as mulheres as que mais sofrem, já que é considerado um tributo sensual (CALLAND, 2007).
A rotina da população hoje é muito estressante e isso reflete diretamente na saúde dos pacientes, já que o estresse é um dos fatores que causam a queda de cabelo, além de disfunções hormonais, traumas e medicamentos (CALLAND, 2007).
Dentre as doenças que desencadeiam por esses fatores, está a alopecia, que consiste na suscetibilidade dos folículos de se miniaturarizarem em presença dos andrógenos, levando à calvície. Existem vários tipos de alopecias com tipos diferentes de tratamentos, entre elas estão a androgenética, areata, eflúvio telógeno, universal, por tração, por uso de produtos químicos, carência nutricional, entre outras (CALLAND, 2007).
O crescimento do fio é um processo que envolve a atividade saudável do folículo e do seu ciclo. Durante a fase anágena, o folículo piloso precisa de um equilíbrio fisiológico para que o ciclo continue normal e os fios cresçam saudáveis. O estresse pode fazer com que vários folículos passem da fase anágena (crescimento) diretamente para a fase telógena (queda). Quando esse folículo não retornar para a fase anágena novamente, ou seja, produzir mais fios, têm o início da alopecia (PEREIRA, et al, 2001).
A alopecia androgenética em homens é caracterizada pela rarefação de cabelos no couro cabeludo frontal e coroa. O desenvolvimento dessa alopecia é geneticamente determinado e depende de andrógenos. Cerca de 50% dos homens brancos aos cinquenta anos de idade têm prevalência a ter calvície (MULINARI-BRENNER; SOARES, 2009).
A indústria cosmética vendo a dificuldade dessa população, está tentando solucionar o problema da calvície, algo para ajudar a mudar o aspecto da doença e ajudar no desconforto emocional que ela causa. A terapia capilar que é uma técnica para avaliar as alterações do couro cabeludo e da haste capilar e tratar com cosméticos a seborreia, queda e caspa causadas por diversos fatores diferentes (VASCONCELOS; OLIVEIRA, 2008).
- METODOLOGIA
O estudo de alopecia androgenética masculina foi baseado na vivência do estágio de terapia capilar, realizado no período de julho a setembro de 2019, tivemos cinco encontros com o paciente e três deles foram fotografados. Para a realização deste artigo foi utilizado a nossa prática e pesquisas em artigos científicos encontrados em plataformas como Scientific Eletronic Library Online (ScieLO) e Google Acadêmico.
- RELATÓRIO DE PRÁTICA
Durante as cinco sessões acompanhamos um homem de 40 anos, com caso de alopecia androgenética que teve início nos seus 16 anos. Durante a ficha de anamnese o paciente nos relatou que passou por alguns estresses nos últimos cinco anos, e hoje está com a região frontal, temporal direita e esquerda e a da coroa.
Utilizamos em todo o tratamento ativos que estimulam a circulação sanguínea, auxiliando no aporte de oxigenação e de nutrientes para os fios e estimulantes de crescimento.
Na a primeira sessão fizemos a avaliação com ficha de anamnese e visual, conseguimos identificar a alopecia androgenética e iniciamos o tratamento com a alta frequência por 15 minutos com a ponteira cebola para ajudar na ativação da circulação local, por ter ação anti bactericida e fungicida.
Logo após aplicamos o kit completo da linha Urbano Spa da Grandha, que consiste no shampoo com ação seborreguladorados por conta dos ativos argila verde, ácido hialurônico, prodew-500 e flavononas de hortelã. O gel hidratante por 10 minutos, que promove a melhora da circulação e da nutrição do folículo piloso, pelos ativos argila verde, ácido hialurônico, prodew-500 e flavononas de hortelã. Finalizamos com amino complex hair therapy, restaurador para o fortalecimento dos fios e estimulação do folículo piloso sem enxágue com os ativos argila verde, ácido hialurônico, prodew-500 e flavononas de hortelã que o paciente deixou agir pelo resto do dia.
...