A Analisando a NR26
Por: Renan Coelho • 24/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 349 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO DA NR 26
RENAN SILVA COELHO
SAMARA RIBEIRO SENA
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
OUTUBRO - 2017
RENAN SILVA COELHO
SAMARA RIBEIRO SENA
ESTUDO DA NR 26
Trabalho apresentado ao Professor NORBERTO ESTELLITA HERKENHOFE da disciplina SMS APLICADO A MINERAÇÃO da turma do Segundo módulo, turno noturno do curso de técnico em mineração
Instituto Federal do Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim – NOVEMBRO / 2017
1-INTRODUÇÃO
Na pesquisa realizada buscamos simplificar e explicar uma Norma Regulamentadora específica, no caso analisado, focamos na NR 26 que tem uma ênfase na sinalização de segurança buscando, deste modo, a segurança e saúde dos trabalhadores.
2 – NORMAS REGULAMENTADORAS
As normas regulamentadores são um conjunto de procedimentos e deveres que tem foco na segurança e saúde no meio de trabalho, Deve ser aplicada a toda empresa ou organização que possui funcionários regidos pela consolidação das leis trabalhistas.
Essas Normas são de suma importância no meio trabalhista, pois garante um ambiente seguro e saudável ao trabalhador, dessa forma o trabalhador se sente mais motivado e obtendo resultados melhores a empresa, já que a empresa que possui um programa que visa a saúde e segurança demonstra um comprometimento com o funcionário.
Além disso, é importante mencionar também que a organização que faz uma vistoria periódica de saúde e bem estar do empregado possibilita a detecção precoce de possíveis traumas e doenças, podendo assim, indicar tratamentos para evitar o afastamento do mesmo.
3 – NR 26
Nessa NR estudada devem ser adotadas as cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, para indicar e advertir sobre os riscos existentes. Por estas entre outras razões a sinalização como ferramenta para a prevenção é de suma importância para o sucesso de qualquer programa de segurança que tenha como objetivo alcançar melhores resultados.
Devem ser adotadas cores para segurança nos locais de trabalho, para indicar riscos existentes. As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais. Porem o uso dessas cores devem ser o mínimo possível para não desviara a atenção do trabalhador, Sendo que ela também, não dispensa outros meios de proteção.
3.1 - Rotulagem preventiva
Caso haja a utilização de produtos químicos, esses mesmos devem ser classificados de acordo com a periculosidade de acordo com os critérios adotados pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.
A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos e dados escritos, impressos sobre um determinado produto químico, com essa rotulagem pronta, se deve afixar no produto em sua embalagem. As informações que devem aparecer nessa rotulagem são: identificação e composição do produto químico; pictograma(s) de perigo; palavra de advertência; frase(s) de perigo; frase(s) de precaução; e informações suplementares.
A rotulagem preventiva é um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, que deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto. Ela deve conter os seguintes elementos: identificação e composição do produto químico; pictograma(s) de perigo; palavra de advertência; frase(s) de perigo; frase(s) de precaução; e informações suplementares.
3.2 - Cor na segurança do trabalho e suas utilizações
A indicação em cor, sempre que necessária, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras. Dessa forma ultilizaremos as seguintes cores:
Vermelho: Para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Usada excepcionalmente com sentido de advertência de perigo nas luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias; em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência. Não deve ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa alerta).
...