A Analise a Metamorfose
Por: hidebss • 20/7/2021 • Abstract • 321 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
Aluna: Débora de Oliveira Andrade
A metamorfose é uma novela escrita por Franz Kafka, onde acompanhamos a vida do caixeiro viajante Gregor Samsa que trabalha incansavelmente para manter certo padrão de vida para sua família, mas ao acordar um dia para se preparar para um novo dia de trabalho, é surpreendido pela sua nova aparência.
Este trabalho é dividido em três partes. Na primeira parte acompanhamos o recém transformado Gregor e observamos como sua família o recebe de uma nova forma. Na segunda parte vemos o seu cotidiano, onde ele é isolado e rejeitado. E por fim na última parte vemos o fim de um Gregor abalado e fraco. O tempo da narrativa é cronológico, ou seja, os acontecimentos estão dispostos em ordem do desenrolar da história. Grande parte da novela se passa dentro do quarto de Gregor, uma vez que após o personagem ter se metamorfoseado adquire uma existência monótona onde fica confinado ao espaço do quarto. Depende significativamente da colaboração dos membros da família, sobretudo da irmã, para receber o mínimo de atenção. A relação de Gregor com o espaço do apartamento caracteriza-se como uma distopia passando de um local agradável e de descanso a uma prisão, ambiente de opressão e confinamento.
Todavia não é esclarecido em que época a história se passa, pois as datas nunca são determinadas. A contagem do tempo é exposta ao leitor em horas, dias, semanas. A passagem de tempo na obra é feita por excertos da narrativa, como por exemplo os horários em que a irmã de Gregor leva seu almoço e jantar, e aproveita para arrumar seu quarto. Podemos imaginar que a novela se passa em apenas alguns meses pois a transformação de Gregor acontece de forma repentina e a cada dia ele se desconecta mais do seu lado humano, se tornando o animal em que foi transformado.
...