A Analise Metamorfose
Por: Larissa4566 • 21/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 472 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
O Psicológico do Personagem
(A METAMORFOSE – FRANZ KAFKA)
Introdução.
Neste artigo, será analisado o fator psicológico do personagem Gregor Samsa que ao acordar de manhã se depara com a transformação de ser humano para inseto.
“Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto” (A Metamorfose de Franz Kafka).
Como a partir deste momento o personagem iria lidar com tal transformação, já que desconhecia os reais motivos por esta mudança. Seria está metamorfose um tipo de libertação para Gregor? Já que sua vida o angustiava.
Desenvolvimento
A Metamorfose de Gregor Samsa.
O personagem sempre buscou suprir as necessidades diárias da família, a qual dependia financeiramente dele. A sua fidelidade, perfeição em seus atos e ter em suas crenças que a família em seu ponto chave era sua responsabilidade, fez com que Gregor esquecesse dos seus próprios anseios e vontades.
“ Torna infeliz o homem que se apegar à crença nos valores ideológicos, impostos e mas não vividos pela sociedade – a gratidão, a fidelidade no amor e na amizade, o anseio a perfeição” (Salvatore D” Onofrio – Teoria do Texto).
Este trecho traz um ponto para se acreditar que a metamorfose vivida por Gregor, tenha sido a vontade de transformar a vida infeliz que vivia e o emprego que não o satisfazia. Já que se abdicava de certa forma de suas vontades para que a família vivesse de uma maneira satisfatória.
A Metamorfose da Família afeta o psicológico.
Após essa mudança exterior acontecer, percebe que Gregor continua sendo o mesmo. Possuindo os mesmos sentimentos, mas para a família Gregor não existe mais, o ser que vive entre eles é um inseto monstruoso e que se torna incômodo.
“ Esse bicho nos persegue expulsa os inquilinos, quer ocupar a casa inteira e fazer-nos dormir na rua” (A Metamorfose – Franz Kafka)
Nesta parte da narrativa dita pela irmã, percebe-se a repulsa da família sobre o filho que antes era querido e agora se tornou um bicho.
Essa indiferença da família por Gregor, faz o mesmo se sentir culpado pela repulsa de sua família. Então o personagem deixa se levar por um sentimento de isolamento, mesmo que por vezes, tenha tentado se comunicar e mostrar a sua mãe, pai e irmã que ele era o mesmo Gregor, ele chega a reflexão de que ele era somente útil a família quando estava apto ao trabalho e ao sustento.
“ Ou seja: ele se comporta como um homem que ainda existe, mas que já não pode ser visto como sendo ele mesmo – e nessa medida ele é empurrado para o isolamento e para solidão (para acabar na exclusão). (O Parasita da Familia – Modesto Carone).
Samsa compreende que se excluir da sociedade é a melhor forma, seria o começo de uma depressão, já que nem a própria família o aceita, o personagem acaba aceitando a rejeição e morrendo sozinho e renegado.
...