A Arquitetura E A Sustentabilidade
Casos: A Arquitetura E A Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rdbruscalin • 11/6/2013 • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 480 Visualizações
A Arquitetura e a Sustentabilidade
A construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta, além de ser o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.
Por ser o profissional responsável pelo projeto dos espaços no meio urbano, o arquiteto possui um importante papel que vai muito mais além da especificação de materiais ecologicamente corretos, pois as consequências das decisões tomadas na elaboração dos projetos arquitetônicos estendem-se ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios.
Projetos arquitetônicos é uma grande oportunidade de atuação preventiva frente aos possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas ao longo do ciclo de vida de um edifício.
A arquitetura sustentável visa uma melhor utilização dos recursos naturais, assim podemos evitar uma série de desperdícios. Principalmente em relação à água e a energia elétrica, visando um melhor aproveitamento de ambos, como por exemplo: aproveitar a água da chuva e utilizar energia solar são algumas medidas utilizadas nesses tipos de projetos.
O uso de mais janelas para evitar o uso de energia elétrica, também é bastante utilizado na arquitetura sustentável, bem como escolha de lâmpadas Florescente que são mais econômicas que as lâmpadas incandescentes. Também em um projeto sustentável é preferível uma ventilação mais natural nos ambientes ao invés da utilização de ar-condicionado ou aquecedores, que agridem a natureza, pois são altamente poluentes.
Outra preocupação em um projeto arquitetônico sustentável é a utilização de materiais renováveis e ecologicamente corretos, como a preferência de eucaliptos e fibras de bananeiras no lugar da madeira extraídas das florestas. Da mesma forma, pode se opta por um tipo de tinta para pintura que não possuam toxinas assim não degradam o meio ambiente.
Na construção civil há a preocupação com a criação de áreas verdes tanto para o plantio, como para proporcionar mais conforto e contribuir para a redução do gás carbônico na natureza. Outra solução para amenizar a degradação da natureza é a reciclagem do lixo doméstico. E também a não utilização de produtos de limpeza nocivos ao meio ambiente.
A arquitetura sustentável é ainda é um conceito muito novo, entretanto as aplicações de técnicas sustentáveis na construção civil são cada vez mais aplicadas. E estão sendo vistas como práticas essenciais para a manutenção e a renovação de recursos encontrados em nosso meio ambiente.
Benefícios da Arquitetura Sustentável
Os principais benefícios para o uso de uma arquitetura sustentável:
Preservação do meio ambiente;
Economia financeira;
Qualidade de vida;
Diferencial de negócio;
Valorização imobiliária;
Maior satisfação dos usuários e produtividade dos funcionários;
Desenvolvimento da consciência ambiental
Exemplo de Casa Sustentável:
• Estrutura
Existe tijolo ecológico que a sua utilização pode traz vários benefícios desde sua fabricação até a sua aplicação:
O tijolo ecológico gera uma economia até 50% em relação ao uso de tijolo 6 furos.
Diminui o tempo de construção em 30% com relação à alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede;
As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes. Criando uma estrutura muito mais segura e com economia de 100% no uso de madeiras na caixaria dos pilares e vigas.
No assentamento há uma economia de até 100% na massa, pois devido ao seu tipo de encaixe não necessita massa de assentamento e uma economia de 50% na ferragem.
Os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas em fornos, contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos;
Por ser mais leve, alivia o peso sobre a fundação evitando gastos desnecessários com estacas mais profundas e sapatas maiores;
Os Tijolos Ecológicos possuem acabamento, semelhante aos tijolos aparentes, necessitando o uso de apenas um impermeabilizante. Dispensando o reboco e a pintura.
Caso deseje fazer o reboco e necessário apenas uma fina camada (2 a 3 mm) de reboco. E o assentamento dos azulejos são feitos diretamente sobre os tijolos.
Como os tijolos ecológico possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico, diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.
Isolamento Térmico (calor) – O furo dos tijolos são importantes, pois formam câmaras térmicas evitando com isso que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior à externa.
Isolamento Térmico (frio) – Com o Frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa.
Os furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.
A tubulação hidráulica poder ser embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional.
As instalações elétricas, também são embutidas nos furos, dispensando conduites e caixas de luz, podendo os interruptores e tomadas serem fixados, diretamente sobre os tijolos.
Uma obra mais limpa e sem entulho que é muito bom para o meio ambiente!
• Telhado
Os telhados verdes ganharam uma grande importância nos centros urbanos, pois trazem diversos benefícios:
Aumento da biodiversidade.
Redução da velocidade de escoamento da água da chuva do telhado e o aumento da retenção da água da chuva do telhado e melhorando a drenagem urbana
Limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição;
...