A Sustentabilidade na Arquitetura
Por: Gracielly01 • 16/8/2015 • Trabalho acadêmico • 779 Palavras (4 Páginas) • 581 Visualizações
- SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade tem origem no latim (sustentare) que significa mantes, defender, conservar. Segundo Almeida “ Presidente-executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. sustentabilidade significa sobrevivência, entendida como perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta.”
Capra (1997, epílogo) acredita que a sustentabilidade é composta por cinco características “interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade”. Esse autor acredita que a sustentabilidade vai além da preocupação do homem com a preservação da natureza, mas também a convivência harmônica do homem com a natureza.
Sendo assim a arquitetura pode ser um grande aliado para estabelecer e manter essa relação. Segundo Rogers, (1998) “a arquitetura é um dos pontos chaves para que as cidades se tornem um laboratório vivo para a educação da sociedade gerando cultura e mudanças de hábitos, garantindo assim uma melhor qualidade de vida e um maior número de cidadãos consciente”.
Sendo assim será proposto para esse trabalho uma residência unifamiliar de caráter totalmente sustentável:
- Esquadrias: Será usada nesta obra, esquadria provenientes e madeiras de reflorestamento certificado, devido aos poluentes que os demais produtos emitem durante o processo de fabricação, além disso as esquadrias se adaptam ás condições do clima, é um bom isolador e também possui a vantagem de possibilitar desenhos no revestimento tornando-o mais bonito.
- Alvenaria: Tijolo Ecológico é feito de mistura de solo e cimento e não é levado ao fogo a lenha para ser feito , por isso emitem menos poluentes , diminui o desmatamento e reduz o desperdício de material pois necessita de menos argamassa.
[pic 1]
- Telhado Verde: O telhado verde é caracterizado pela cobertura vegetal nas edificações, uma opção sustentável excelente. Segundo Castro (2008) “em estudos realizados os resultados preliminares mostram que para os eventos estudados o telhado e terraço com cobertura vegetal têm uma redução no escoamento superficial de até 97,5 e 100% respectivamente nas primeiras 3 horas após o início da chuva. Já 6 horas após o início da chuva, a redução no escoamento superficial é de 70 a 100% no terraço e de 26,6 a 100% no telhado”. Além disso as Ecolhetas possuem o mecanismo de fotossíntese chamado metabolismo ácido das crassuláceas, que as faz resistente à seca. O que proporciona vantagens com por exemplo : qualidade de ar, proteção de prédio, acústica, biodiversidade e conforto térmico.
[pic 2]
- Acabamentos: As tintas: vai ser usado para fazer a pintura as tintas Ecodomus Matte: derivadas de minerais naturais, não contém toxinas e são hipoalergênicas, além de impedir o surgimento de bactérias do mofo e absorve CO2. Este produto compreende o dobro da área de tinta acrílica com um brilho muito baixo que ainda exibe luminosidade extraordinária . Este acabamento é lavável, durável . E o ganho adicional da Matte é a sua qualidade de auto-escorvamento : apenas duas demãos são necessárias , mesmo sobre sheetrock virgem ou madeira.
[pic 3]
- Painéis Storm Wall: que é sistema de paredes, piso e forro estruturais que substituem o uso de drywall e absorvem de três vezes a quantidade de CO2 emitida em sua cadeia de produção.
[pic 4]
- Cobertura Gr Green: restos de pedras calcária e plástico reciclado ( garrafas de leite e sacolinhas plástica) compõe esse produto sustentável e além disso possuem menor preço que a concorrência tem uma longa duração de aproximadamente 50 anos e ainda pode ser reciclado.
[pic 5]
...