A Arte De Educar
Artigo: A Arte De Educar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GeovanaNunes • 17/11/2013 • 926 Palavras (4 Páginas) • 468 Visualizações
Infelizmente a Educação passa por uma fase bastante crítica. Acredito ser este um problema de cunho social e político. A partir do momento que os governantes tomarem consciência de que é necessário investir mais na educação, talvez ainda haja tempo de salvar e resgatar o que há de mais precioso na humanidade: A ARTE DE EDUCAR.
A educação é fundamental em qualquer nação desenvolvida, e no nosso país precisa passar por um salto qualitativo muito grande. Mas, não é somente o governo que tem que ter interesse, ele deve proporcionar condições para que haja o desenvolvimento de cada um.
Quem tem que ter o interesse somos nós, cidadãos que temos que ter consciência de melhorar nossa qualidade de vida, participando também de uma forma mais ativa no desenvolvimento social. Não podemos achar que só o governo é responsável. Nós como membros da sociedade, devemos dar nossa contribuição e não esperar de uma forma passiva.
A educação no Brasil tem apresentado uma significativa melhora, porém ainda está longe do ideal. Temos confiança de que nos próximos anos possamos ter um grande avanço ainda maior. Afinal, a educação é a base do desenvolvimento de um país.
.........................
Brasil, país em desenvolvimento que diz tratar a educação com prioridade, deixa um “furo” no “sistema” existente no país. O mundo está em constante crescimento, muda a cada minuto as tecnologias que nos rodeiam, sendo assim o aprendizado, a sabedoria do ser humano se torna essencial no meio onde ele vive.
A estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal, possui pontos em comum: as normas de procedimentos, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes, idéias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional. As condições no setor publico, degradaram-se nos últimos anos, professore e demais funcionários em educação, vivem desestimulados pelas péssimas condições de trabalho, mal remunerados, sem capacitações, com faltas de conhecimentos básicos à educação.
A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da LDB (Lei nº 9394/96). De acordo com artigo 211/CF. a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Sendo assim a União organizará o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando as instituições de ensino públicos e federais, dando assistência igual a ambos. Os municípios atuam priorizando o ensino fundamental e médio. Na organização dos sistemas de ensino, os Estados e os municípios decidiram formas de como colaborar, de modo que assegure e abranja o ensino obrigatório.
A educação brasileira, não é a única a passar a passar por testes definidos como “indicadores externos”, como exemplo a Prova Brasil, ENEM, ENADE, PISA e SARESP, esses avaliam as competências e habilidades, descobrindo assim o que é necessário para tentar resolver os problemas estruturais do sistema. Com tudo o País ainda não dispõe de um sistema de ensino competente e qualificado, mas há explicações para a falta de um sistema educacional eficiente. Há uma carência de professores interessados e qualificados; a uma descrição de classes sociais, muitas vezes a cultura existente no país é deixada de lado, mal direcionada; usando até mesmo culturas de outros países.
Esses fatores causam um impacto devastador na estrutura e no sistema educacional. Mesmo com as varias pesquisas sobre os dispositivos da LDB, sempre haverá dúvidas sobre como interpretar uma norma jurídica educacional, sendo
...