A Avaliação a Distância
Por: eversonsoares • 25/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.800 Palavras (8 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Ciências Contábeis.
Professor: Joel Irineu Lohn
Nome do estudante:
Data: 27/04/2016.
Orientações:
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em http://reporterbrasil.org.br/2011/08/roupas-da-zara-sao-fabricadas-com-mao-de-obra-escrava/
Você pode acessar a reportagem pelo link acima ou através da midiateca no EVA, em materiais da turma.
Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0 pontos)
Resposta:
A exploração do trabalho é o ponto de partida para a discussão e análise de Karl Marx sobre sociedade capitalista.
Marx desvendou o sistema capitalista, alegando que este é necessariamente explorador pois movido apenas pela ideia de lucro.
Um grande exemplo nos dias atuais da exploração mencionada por Marx é a utilização de trabalho escravo constatado nas reportagens envolvendo grandes marcas como Zara e Renner. Nestas reportagens podemos observar condições degradantes em alojamentos, jornadas exaustivas de trabalho (em alguns casos chegando a 16 horas por dia), submissão a servidão por dividas, sem falar nas precárias condições de trabalho, tais como: ambientes apertados, insalubres e de alta periculosidade.
Segundo o filosofo, uma combinação entre a ganância dos capitalistas e as forças que tendem a reduzir o lucro em relação ao capital investido faz com que os capitalistas aumentem a “taxa de exploração”.
No que tange a este ponto podemos verificar em ambas reportagens, que o valor pago em troca do trabalho dos indivíduos é intrinsicamente inferior em relação ao preço do produto final.
Apesar de Marx alegar que o estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante, atualmente existem mecanismos para combater a exploração extrema, que é o caso da escravidão, como a CPI do trabalho escravo e a “Lista suja do MTE” que além de abalar a credibilidade e a imagem das empresas exploradoras, faz vistorias periódicas na fabricas e também aplica multas quando constatadas irregularidades.
É vergonhoso saber que nos dias atuais, mesmo com todas as leis trabalhistas e a fiscalização do MTE, podemos estar comprando (e pagando um preço alto) por um produto que foi artigo de trabalho escravo.
Como bem observou Marx “a história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.”
2) Leia, atentamente, os seguintes artigos selecionados da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em 1948.
Artigo XI. Todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não se constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.
Artigo XIV. Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
Artigo XXIX. Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, todo homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento a respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
Considere, agora, o seguinte episódio que mobilizou a opinião pública nos anos 2011 e 2012:
Julien Assange, fundador do WikiLeaks, tenta evitar sua extradição da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, os quais ele nega ter cometido. O australiano teme ainda que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado sobre as guerras ao Iraque e Afeganistão. Assange sustenta que nos EUA poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte. Em decorrência, procurou asilo político na Embaixada do Equador em Londres.
Relacione os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a descrição do caso envolvendo Julien Assange, e escreva um texto dissertativo de até 1 página sobre as razões e os direitos de Assange em buscar proteção, dos EUA e da Inglaterra em querer puni-lo, e do Equador em relação à concessão de asilo político. (3,0 pontos)
Resposta:
UM PARALELO ENTRE DIREITOS HUMANOS E O CASO JULIAN ASSANGE
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948 e constam em seus artigos exigências que devem ser atendidas para que a dignidade humana seja respeitada.
...