A COLABORATIVA EDUCACIONAL
Por: lita08santos • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Educação Especial, inclusão escolar e integração escolar.
Inclusão Escolar – conceito
A educação inclusiva traz uma mudança, onde com isso garante a participação de todos no ensino regular. Assim respeitando a todas as diversidades dos alunos, são escolas que se reestruturaram da prática, da cultura, das políticas que vivenciam na escola.
Educação Especial – conceito
A educação que atende pessoas com algum tipo de deficiência, são conhecidas como Educação Especial em instituições especializadas. Como escola para surdos, ou para deficientes visuais por exemplo. São instituições projetadas, preparadas e organizadas para atender especificamente e exclusivamente alunos com determinadas necessidades.
Integração escolar – conceito
Nessa Integração escolar, ocorre do alunos ter que achar meios para se adaptar escola onde esta inserido, as estruturas físicas, administrativas, curriculares, pedagógicas e políticas. O aluno precisa atingir os níveis preestabelecidos por essa instituição, Com isso faz com que os alunos com deficiências ou necessidades saiam do padrão de ensino normal e procurando escolar direcionadas a atender alunos especiais.
.
Os fatores que prejudicam a Educação Especial são os níveis preestabelecidos, profissionais despreparados e falta de infraestrutura física da instituição, não adequada para se atender as necessidades desses alunos. A mudança é necessária para que haja uma realizada uma educação de qualidade, pois não há inclusão se não haver uma reestruturação em todo o sistema para atender esses alunos. Fazendo assim que muitos alunos com alguma necessidade especial e deficiências tendem a procurar outros sistemas de ensino (escolas especiais) que atendam suas necessidades.
O texto sobre conceitos de mudanças são necessárias para que esse direito seja garantido e com uma boa qualidade. Portando para que isso ocorra é necessário contar com a participação de todos, como educadores, pais e o próprio sistema de ensino garantindo as mudanças nas estruturas físicas, profissionais especializados e matérias para que ocorra a educação inclusiva com qualidade.
No estudo de caso, ao perceber a necessidade da sala de aula e as dificuldades do aluno é preciso valorização para que esse aluno seja parte de um todo, buscando sempre o desenvolvimento e crescimento da vida escolar e da vida social.
O ensino regular não foi pensada e preparada para atender esses alunos, mas hoje devemos nos certificar para que isso mude e que todos os alunos tenha, seu ensino de qualidade garantido.
Dessa forma a escola Inclusiva de maneira geral visa inserir o aluno ao seu sistema de ensino de maneira que respeite as suas particularidades e seus níveis de aprendizagem. Precisamos exigir uma mudança de todo o sistema de ensino para que ocorra de maneira efetiva a implementação da Escola Inclusiva, visando a diversidade dos alunos e respeitando-as.. Deve-se ter também profissionais especializados para trabalhar as diferentes áreas necessárias para esses alunos com necessidades especiais, como fonoaudiólogo, psicólogos, educado físico entre
...